Na pandemia me fodi tentando ajudar uma ONG.
Tentei ajudar 2 funcionários e tomei um processo trabalhista (graças a Deus ganhei mas morri 10k em advogado e tempo gasto)
Tentei ajudar um sócio fali uma empresa.
Tentei ajudar uma garota que dizia que foi abusada e fodi meu psicológico.
Tentei ajudar familiares e falaram mal de mim.

Sério, sempre fui um cara solidário, mas nesses últimos 4 anos eu tomei TRAUMA de tentar ajudar as pessoas e me foder.

Morro de pena lá do pessoal do RS, aí um amigo empresário veio me falar de uma ação que estão organizando pra poder ajudar. Eu disse que ia ver, mas a verdade é que não pretendo doar nada. Sei que tem gente honesta precisando de ajuda, mas eu só me fodo.

Aí eu pergunto pra vocês, existe um limite onde o ser humano perde a fé e já não quer ajudar a mais ninguém?
Porque eu acho que tô chegando nesse limite.

eles perguntam
7 7
elas respondem
anônima
08/05/2024 09h32
Se você tem condições de ajudar então deveria ajudar sim.
anônima
08/05/2024 10h11
Ajude a pessoa mais importante do mundo, você. Não é egoismo, as vezes precisamos dar uma levantada e ta tudo bem, só assim tera condições de ajudar outros, mais pra frente, sem se prejudicar...
08/05/2024 12h12
Acho que o mais importante você entender o porque você foi prejudicado. Ajudar é preciso até o limite onde a gente não se prejudica. Por que você se f**** ao ajudar essa ong? Você acabou tirando dinheiro de onde não tinha? Foi isso?
Essa ajuda aos funcionários foi feita de que forma? Ela era realmente necessária? Digo, era algo que era da sua competência fazer?
Ajudar a um sócio é algo que tem que ser feito com muita responsabilidade. Se você prejudica um lado pra ajudar o outro, então significa que isso não estava ao seu alcance. O limite deveria ser antes de levar uma empresa à falência.
Sobre a garota, como você f**** seu psicológico? Você acabou se envolvendo nos problemas dela mais do que deveria? Se foi isso, de novo, existe um limite entre ajudar e se prejudicar. É ajudar da maneira que pode, mas com uma certa distância.
Sobre familiares, isso é a coisa mais comum do mundo. Atire a primeira pedra quem nunca sentiu ingratidão por parte de um familiar, ou até o oposto, estava passando por dificuldades e foi ignorado. Nesse caso, se a pessoa pisou na bola com vc, não vejo porque ajudar novamente, mas também não vejo razão pra que isso te faça perder a fé na humanidade.
Resumindo, nem 8 ou 80. Ajudar é um ato necessário e nobre, mas entenda seus limites.
08/05/2024 09h32
você sempre tá errado
08/05/2024 10h19
vou falar por mim: sempre ajudei, e sempre vou continuar ajudando mesmo que muitas dessas vezes eu não tenha o retorno que desejo, afinal, isso faz parte de mim, e não penso em mudar porque coisas externas acontecem e eu não tenho culpa. exemplo: um dia fui ajudar uma senhora a carregar sacolas claramente pesadas e a mesma mandou eu tomar no cu sem dó nem piedade. eu só fiz chorar. vou deixar de ajudar outras senhoras? não! mas entendi que as pessoas nem sempre estão aptas à receberem ajuda, ou as coisas não caminham como esperávamos. seja você, faça porque você é bom, e deixa que o universo se encarrega... te garanto que você pensando de forma genuína vai ter outro retorno. mas entendo sua revolta :/
08/05/2024 11h55
Eu te entendo colega, eu te entendo... a minha mãe há muitos anos atrás quando eu era adolescente e meu sobrinho que mora conosco tinha apenas 3 anos, abriu as portas da nossa casa para um estranho e fez doações a ele. Doou roupas e alimentos e disse que ele poderia voltar pra pedir comida pra mim quando precisasse. Deu a ele uma TV antiga que tínhamos na época... pois bem, um amigo da família que levou a TV no barraco dele, disse que o viu bebendo com uma mulher no boteco e andando normalmente sendo que ele mancava ou fingia né e até mostrou a perna que era ou tinha um ferro, não me recordo. Dias depois esse mesmo amigo trouxe a notícia que esse filho da puta foi morto pelos bandidos pois era um pedófilo, e eu tinha dito pra minha mãe que ñ fui com a cara dele que ele tinha um olhar maldoso e um certo dia ele bateu lá em casa pra pedir um prato de comida e eu estava em casa sozinha com meu sobrinho e eu dei do portão pra fora.

Conclusão: não tem como saber quem precisa ou não de ajuda e quem devemos estender as mãos. O meu pai dizia: "se ver alguém se afogando não estenda a mão pra ajudar pois ela vai te puxar pra morrer junto", e hoje vejo que é bem por aí mesmo. Tá osso!
08/05/2024 12h23
Mas como foram essas situações? Por que levou processo trabalhista? Como vc foi ajudar uma empresa e falou ela?

Enfim, faça o que seu coração mandar.
eles respondem
anônimo
08/05/2024 09h36
Te entendo, Perfeitamente!
Aconteceu inúmeras vezes comigo, praticamente a mesma coisa.
Ainda ajudo, mas quando realmente percebo que são pessoa que de fato necessitam, como pessoas diretamente no RS, e não instituições que dizem ajudar.
O problema real, é no que no geral, as pessoas são falsas, manipuladoras, egoístas, e sempre tentam levar vantagens em tudo. Existem pessoas boas ainda, como você, eu, e outros poucos, mas justamente, raríssimas.
08/05/2024 10h04
Eu te compreendo.
Mas tem 2 situações quando se trata de ajudar pessoas.
1 - As que te pedem ajuda
2 - As que não te pedem, mas está no seu alcance ajudar.

As que pedem ajuda, vc sempre tem o risco maior de ter problemas em ajudar. Aí vc tem que analisar se vale a pena ou não.
No segundo caso o risco é quase nulo, pq em muitos casos vc pode ajudar de forma anônima.
anônimo
08/05/2024 12h05
Cara, eu super me identifiquei com isso, na pandemia eu passei mais de um ano tentando ajudar pessoas que estavam com depressão e tentavam se matar, até tentei me voluntariar pro CVV, mas só deu merda, as pessoas respondiam super mal e me tratavam super mal. O ser humano as vezes merece se foder pelo mal agradecimento que tem
08/05/2024 09h36
Olha, eu te entendo perfeitamente, brother. Fui inventar de denunciar uma vizinha por maus-tratos (ela realmente é pilantra viu) e ela me processou por injúria e difamação, não fui condenado, minha ficha está limpa, mas gastei com advogado, foda.
Ajude, mas tente não se envolver muito nos problemas alheios, eu aprendi a lição, nunca mais me envolvo. Faça pix e caia fora.
08/05/2024 11h47
Eu te entendo perfeitamente @Cueio_23, mas é como o @Mace disse. Vou deixar uma campanha privada com vários apoiadores inclusive a Paramount e está sendo liderada pela Vakinha.

https://www.vakinha.com.br/4712837
08/05/2024 11h50
Relaxe, basta doar alimentos não perecíveis. Já vai ajudar bastante.
Nada que destrua sua pessoa nem impossibilite você de priorizar sua própria vida.

Claro, doação, por definição, é voluntária. Não se sinta pressionado socialmente a fazer isso. Faça apenas se sentir vontade real.

Fora esses casos de calamidade e tragédias naturais, discordo da ideia de "o bem sem olhar a quem".
Antes de ajudar, procuro entender o motivo que levou a pessoa a precisar de ajuda.