Antes eu categorizava as pessoas de meu círculo social simplesmente como amigos ou colegas, mas percebi que é possível destrinchar melhor essas relações de amizade:

1. Amizade necessária: Refere-se a amizades que são mantidas por conveniência ou necessidade, como colegas de trabalho ou parceiros de estudo. Elas são importantes para alcançar objetivos específicos, mas podem não ser tão profundas ou duradouras quanto outras formas de amizade.

2. Amizade estratégica: Essas amizades são baseadas em interesses mútuos ou objetivos compartilhados. Elas são cultivadas com a intenção de obter vantagens ou apoio em determinadas áreas da vida, como networking profissional ou colaborações em projetos.

3. Amizade íntima: É o tipo mais profundo e significativo de amizade. Envolve uma conexão emocional forte, confiança mútua, apoio incondicional e compartilhamento de experiências pessoais. Amigos íntimos são aqueles com quem podemos ser totalmente autênticos e vulneráveis.

elas perguntam
4 2
eles respondem
08/05/2024 11h40
Eu divido entre "amigos" e "colegas".

Amigos: churrasco de final de semana com cerveja, ajudas mútuas quando necessário, conversas pessoais, etc. São pouquíssimos.

Colegas: apenas interações necessárias ao atendimento de demandas e interesses pontuais em comum sobre trabalho ou hobbies. Nada de intimidades, nada de conversas paralelas. Esses são muitos.
08/05/2024 11h52
Isso aí parece RPG e organograma de cultura organizacional em empresa.

Colega de trabalho, faculdade, vizinho, sócio, barbeiro, advogado, traficante. Isso é apenas boa convivência. Contato não é amigo. Se só procura pra resolver algum assunto específico, isso são apenas negócios.

Amizade pra mim é família. Meus amigos são como irmãos, primos. Se não chamo pra ir em casa, levar num churrasco de aniversário da família, viajar juntos, visitar ou acompanhar no hospital, pra mim não é amizade.

Mas as amizades são diferentes. Quando quero desabafar e pedir conselhos, alguns são mais sábios e vividos que outros. Quando quero planejar um rolê nas férias, uns são mais divertidos. Cada amizade tem algo diferente.
29/09/2024 01h50
Não tenho amiguinhos
elas respondem
anônima
08/05/2024 11h36
Acho que todas as minha amizades se classificam nos niveis 1 e 2.
08/05/2024 11h42
Eu classifico assim as minhas: amigos parças mesmo que se eu precisar, abrem as portas de sua casa para dar abrigo mas com esses não consigo ter conversas diárias.

Amigos a longa distância que quase não os vejo: com esses converso de tudo, principalmente sobre minhas sacanagens mas não sinto que posso contar muito não para um apooooio apoio.

Colegas: Também converso sobre tudo e até desabafo e choro, mas não passam de colegas e que sequer já vieram em minha casa e eu na dela.