Porque é uma utopia. O poder do Estado é a força motriz, pode até mesmo regimentar o capitalismo mas ao mesmo tempo promove o bem-estar social, mitigando mesmo que aos poucos a desigualdade.
Nas duas maiores economias do mundo o Estado é forte mesmo sendo de espectros historicamente diferentes.
Na China, há a massiva participação do Estado.
Nos EUA, há participação do Estado, principalmente na proteção do mesmo.
Por que no Brasil justo no Brasil, um país de extrema desigualdade o povo iria se virar contra o Estado?
Só observar o abismo e como o Estado também já foi utilizado para oprimir ainda mais o povo em épocas atrás e digo mais não tão recentes assim. Mas ele tbm foi capaz de promover a diminuição da desigualdades, porém regido por poderes que priorizam o Estado como um sistema para este fim.
Embora a maioria do povo: são os que movimentam essa máquina são a base, não seja tão politizada assim eles sentem a diferença e a importância do Estado em suas vidas.
Porque as pessoas ainda acreditam na necessidade de um estado mesmo que em um modelo minarquista e também porque o estado possui o monopólio da força simples assim.
Baboseira maniqueísta. Mata todos os políticos hoje. E aí? O mesmo povo que elegeu os antigos vai eleger novos representantes. Apenas cria um novo governo.
Isso faz tanto sentido quanto falar "os hospitais estão com poucos recursos, funcionários, o atendimento tá uma merda. Vamos então acabar com os hospitais!".
E os bancos? E as empresas de energia? E o meio ambiente? E calamidade como no RS? E banco central? E as forças armadas? E a política internacional? E a lei? E a justiça? E quem não quiser governar nem participar?
Não sabem organizar uma coleta seletiva de bairro, vão comandar um país? Via o que? Votação no twitter?
Revolução sem teoria revolucionária é apenas revolta.
O Estado é ineficiente porque nossos gestores contribuem pra isso. Se eles realmente soubessem como administrar as contas públicas, não haveria tantas divergências ideológicas.