Estou estudando para o enem desse ano e quero pleitear uma vaga em um desses cursos numa universidade federal. Ambas as profissões pagam pouco inicialmente, mas dependendo do esforço, é possivel chegar num salário satisfatório.
Eu gosto tanto da ideia de estudar o pensamento humano quando a mente, é difícil ficar entre essas duas opções. A única diferença substancial é que é mais difícil passar para psicologia do para filosofia. Preciso pensar bastante.
Tem alguém aqui formado em uma dessas áreas e que pode falar sua experiência na faculdade? Eu ia adorar ler a perspectiva de cada um aqui.

elas perguntam
11 7
eles respondem
anônimo
10/05/2024 01h01
Vai de psicologia. Com filosofia dificilmente vai conseguir um emprego.
10/05/2024 10h17
Psicologia. É uma área cada vez mais demandada dada o aumento de problemas mentais na sociedade moderna. Filosofia é uma área pouco pouco relevante no Brasil. Tudo o que há é ser professor.
10/05/2024 10h12
Psicologia é muito bom, eu curso.
10/05/2024 01h11
São muito interessantes mesmo, estudaria por hobby, se me sobrasse tempo...
Vá de psicologia, estudar o pensamento humano, é isso. Filosofia, creio que seria mais estudar a vida, a própria existência...
anônimo
10/05/2024 01h09
Eu acho as duas áreas interessantes, porém a psicologia me instiga mais. Acho fascinante o estudo da mente humana, fora que você vai ter mais oportunidades de emprego sendo formada em psicologia, já em filosofia, você dificilmente irá conseguir outro emprego além da docência e todo mundo sabe como professores são desvalorizados no Brasil, fora que sendo psicóloga, você terá mais chances de ajudar outras pessoas, então se estivesse na sua pele, escolheria psicologia.
10/05/2024 10h16
Psicologia, bem melhor.
anônimo
10/05/2024 12h06
Acho melhor psicologia. Filosofia não é muito valorizada no Brasil. Acho que sobra praticamente ser professora. Você teria que se arriscar no mundo acadêmico, escrever livros, pra talvez ter algum reconhecimento.
10/05/2024 12h08
Eu escolheria filosofia
anônimo
10/05/2024 14h45
Psicologia tem um leque maior de especializações, já em filosofia é mais difícil pois ou você vira professor ou vive vender livros.
10/05/2024 03h36
Redes de computadores
anônimo
10/05/2024 16h59
Nenhuma
elas respondem
10/05/2024 01h04
Psicologia, filosofia infelizmente é pouco valorizada. Minha antiga professora de filosofia também era de história e ela já contou que infelizmente é uma licenciatura pouco valorizada.
anônima
10/05/2024 01h17
Se é mais dificil passar em psicologia, pense que filosofia é mais dificil de cursar...

Psicologia é filosofia pura, só é possivel conhecer a mente humana conhecendo o pensamento humano, as abordagens que vai aprender no curso em maioria são de autores filósofos, como por exemplo a corrente existencialista;
A diferença é que com esforço qualquer um consegue cursar psicologia, ja filosofia, a um nivel mais complexo, não é qualquer pessoa que aprende mesmo se esforçando...
anônima
10/05/2024 01h00
Filosofia
10/05/2024 10h46
Psicologia.
Isso dará maior retorno financeiro.
10/05/2024 14h51
Psicologia
Wy-
10/05/2024 17h00
Psicologia