Meus professores , alguns no caso… falam muito o quanto è muito melhor ter no currículo que fez faculdade pública do que a particular. Que as empresas preferem muito mais a da pública doq de uma particular.
Ninguém liga. Isso é mito pra justificar escola cara e cursinho preparatório. O que importa é sua habilidade e o famoso quem indica. Pergunta aí pra alguém de RH, algum patrão, algum empregado, se o que decidiu a contratação foi o detalhe da faculdade pública.
Uma lição que aprendi há muitos anos com o melhor patrão que já tive: contrate a personalidade, treine a habilidade. No sentido de que é melhor contratar um cara desenrolado, bom em equipe, com talento pra liderar e improvisar, que dá o sangue e que tenha zero conhecimento sobre um assunto. Que contratar o melhor especialista em uma área, que seja chato, problemático, deixe o clima merda, ruim de horário,um peso pra equipe.
Interfere POUCO pq as pessoas da pública entraram por mérito (estudaram e passaram em uma prova) não pq "papai, pagou, passou". Contudo, na particular também existe o PROUNI onde a pessoa também entra por mérito, sendo uma conquista que considero comparável à aprovação em uma faculdade pública.
Contudo, dentro do que vejo, muitas pessoas que se formam na univeridade particular (mesmo sem ter um grande conhecimento técnico) conseguem sucesso profissional (principalmente por terem uma boa rede de relacionamentos) e muitos da pública (mesmo tendo um conhecimento técnico até maior que a maioria que se formou na particular) fracassam na iniciativa privada (principalmente por não terem uma boa rede de relacionamentos) e acabam focando mais no setor público
Sou alguem que fracassou ao tentar se inserir na iniciativa privada e partir para o serviço público precisei apenas de conhecimento técnico (estudei e passei em uma prova). Me formei em uma federal também