Não vale respostas genéricas, bobas, radicais e impraticáveis, tais como mudar o sistema todo, acabar com doenças, zerar a fome, tornar todo mundo rico, expulsar ricos e coisas assim...

Prioridades plausíveis como priorizar a educação, e o que mudaria? Priorizar a segurança pública, e como faria? Priorizar as contas públicas, e como isso seria possível? Priorizar a economia fazendo uma abertura de mercado, investindo em infra, combatendo monopólios e etc.. Priorizar a saúde, e como faria isso com um orçamento tão apertado?.. Enfim...

Embora não tivemos sorte com os últimos presidentes que, não tiveram prioridades em seus governos, o que você faria se fosse governante? Qual seria sua área prioritária?

eles perguntam
7 11
elas respondem
11/05/2024 18h34
Para qualquer pleito que seja público a pessoa no mínimo já deve ter prioridades antes de se candidatar e também consciência de que administrar algo público não é como administrar a própria casa, imagina então a presidência de um país... Administrando nossa casa podemos elencar as prioridades achar que podemos fazer algo aqui outra ali sem inclusive haver interferência de alguém ou se tiver de pouquíssimas pessoas.
Ser presidente de um país de uma sociedade inteira multicultural, economicamente diversa, regionalmente etc, não é algo tão simples.
Na atual gestão temos um presidente que estabilizou a economia do país gerou emprego trouxe investimentos...e nos imprevistos que ocorrem está indo muito bem, portanto tivemos sorte de ele existir e do povo saber escolher seu líder.
Wy-
11/05/2024 17h09
Nao sei, minha inteligencia é limitada para isso
11/05/2024 19h27
Na minha gestão teria prioridade, a prevenção e punição de pedófilos...Esses malditos tem pagar de forma mais rígidas o caos e traumas que provocam em seres humanos tão indefesos...sem chances alguma de se defender.
11/05/2024 18h02
1- Proibiria empresas de alimentação entrarem no país.
Baniria MC donalds, burguer king e afins..assim o comércio de alimentacao se aqueceria.
2- Em licitações para expansão do sistema elétrico somente empresas.brasileiras participariam ...pq muitas empresas de fora ganham. A maioria é empresa de fora.
3- Investiria em empresas...e qnd alguma empresa de fora viesse..seria taxada ao máximo..em compensação, empresas brasileiras pagariam menos impostos.

Eh isto.
11/05/2024 17h14
Só aceitaria mandar nesse país se eu fosse coroada rainha, ao contrário não vale o esforço.
E todos os presidentes sabem disso, porque o rei dá a vida pela nação, o presidente só pega o seu pouquinho e vai embora.
anônima
11/05/2024 17h58
Emprego. Salário proporcional pra todos.
eles respondem
11/05/2024 17h25
Economia. O mercado brasileiro não é competitivo. Produzir no Brasil custa muito caro. Isso gera um efeito cascata, salários ruins, condições de trabalho ruins, desemprego, falta de investimento em pesquisa, sucateamento da indústria, sem ou poucos incentivos para melhoria da educação...

Agora, presidente não faz muita coisa. Sem apoio, o presidente só possui poder de veto. Não faz sentido a sua pergunta. Não depende muito do presidente.
11/05/2024 17h10
Gótica grátis para toda a população
11/05/2024 19h51
Talvez ser presidente do país não seria o suficiente pra implantar todas as medidas que eu penso, precisaria virar um ditador como Getúlio Vargas.

Mas pensando no cenário mais favorável possível pro meu lado, priorizaria uma mudança estrutural interna na política brasileira, por meio de um sistema eficiente pra identificar os agentes públicos envolvidos com corrupção e de penalizações por tais atos. Penso que o ressarcimento seria uma solução viável.

Aproveitando que o orçamento ficou menos apertado graças à fiscalização fiscal, e com base na curva de Laffer, buscaria otimizar a carga tributária, com o propósito de diminuir a taxação excessiva, e contra intuitivamente, aumentar a arrecadação. Com o saldo positivo, investiria nos serviços públicos mais precários, como saúde, educação e segurança. Esse investimento estaria acompanhado de pesquisas constantes que verificariam a qualidade dos serviços prestados pra apontar falhas de gerenciamento e de estrutura.

Caso as duas etapas anteriores deem certo, a educação pública seria de amplo acesso e teriam infraestrutura adequada e qualidade para atender o número necessário de estudantes no Brasil, auxiliando, também, no combate a criminalidade (melhora da perspectiva profissional dos jovens nas comunidades). O mesmo deverá ocorrer com a saúde, demonstrando altos níveis de eficiência, acompanhado de constantes atualizações tecnológicas.
anônimo
11/05/2024 17h31
Que graça teria eu ser presidente se não pudesse mudar o sistema? Quero não.
anônimo
11/05/2024 18h53
Corrupção.
Brasil é um dos países que mais pagam impostos e continua miserável, desigual, etc. Faria uma operação para descobrir quem são os políticos que desviam todo esse dinheiro, e aplicaria alguma pena completamente rígida com essas pessoas, para que sirva de exemplo.
anônimo
11/05/2024 17h08
Dizimar toda a população.
11/05/2024 18h04
Se fosse em 2018, eu iria investir do nordeste até o sul.
Começando pelo nordeste, depois norte, depois sudeste e dps sul. Nordeste tem um grande potencial... Eu vejo isso.
11/05/2024 17h31
Eu daria um jeito de acabar com escolas particulares. Criaria um ensino público, escolas federais, com ensino totalmente imparcial politicamente. Escolas federais onde o filho do rico estudasse no mesmo lugar que o filho do pobre. Investiria alto em educação, fazendo um monopólio escolar mesmo no Brasil, com educação do mais alto nível, público e disponivel para todos, e pagando os professores muito bem, com professores concursados para lecionar lá. Acho que isso deixaria as pessoas em um nível próximo de concorrência, todos partindo do mesmo ponto da linha de partida, seria uma revolução, na minha opinião. Escolas federais, um ensino só pra todos. Deixando claro que não tô falando de ensino superior, tô falando de primário até ensino médio.
anônimo
11/05/2024 17h31
Fazer uma reforma tributária com o foco na redução e anulação de impostos, só isso já daria uma boa aliviada para o nosso país.
11/05/2024 20h09
01. Mandar uma PEC para o congresso tratando de uma reforma política. A PEC mudaria nosso sistema eleitoral para distrital misto. Metade dos parlamentares seriam eleitos através de uma lista fechada. O voto seria na legenda, não nos deputados. Isso aumentaria a fidelidade partidária e também iria baratear o custo da eleição. Além do mais acabaria com partidos fisiológicos. A outra metade seria eleitos por seus distritos, cada estado seria dividido
em distritos eleitorais. O parlamentar concorreria apenas naquele distrito. Com isso a população saberia em quem votou na última eleição.

02. Em uma só canetada, mudaria a Portaria 344 da ANVISA, retirando a maconha e várias outras substâncias dessa lista. Com isso, descriminalizaria uso das drogas. Como eh uma norma penal em branco, não precisa passar pelo congresso.

03. Federalização da Educação: as escolas de ensino médio seriam todas transformadas em escolas pertencentes a União. Caberia a União investir e manter a educação nas escolas do ensino médio, no mínimo.

04. Desmilitarização da Polícia Militar: a estrutura da PM como o braço do exército não dar certo. A mentalidade deles eh de guerra. Então, eu criaria dois tipos de polícia. Uma investigativa (polícia civil) e outra polícia ostensiva, que substituiria a polícia militar. Isso seria importante, pois com a Desmilitarização a PM não poderia ser mais julgada pela Justiça Militar.

05. Lei do combate ao Supersalários da administração pública: essa reforma seria voltada preferencialmente para o topo e cúpula do poder judiciário, especialmente os juízes e promotores (MP). Seria proibido 60 dias de férias, também seria proibido vender as férias. Um juiz substituto não poderia receber igual um juiz de entrancia final. Seria vetado o auxilio moradia, aulixo alimentação ou qualquer outro auxílio para quem receber o teto constitucional. Com isso evitaria os Supersalários acima de 60 mil que vemos nos judiciário hoje em dia.
11/05/2024 20h15
Cara, não sei tudo que poderia fazer como presidente, mas uma coisa que eu faria no Brasil de imediato seria na segurança pública.
Ia extinguir todas as PMs e Policias Civis, ia unificar em uma entidade só sem caratér militar e deixar todos subordinados ao governo federal.

Seria mais ou menos um misto da PSP de Portugal, (uma polícia de caratér civil e subordinado ao governo português) e a polícia americana(de ciclo completo, ou seja, eles atuam na patrulha e na investigação).

Os Bombeiris deixaria do jeito que está, mas apenas tiraria o militarismo e transformaria em entidade de caratér civil