Dependendo do crime, acho bem aceitável
eles respondem
12/05/2024 21h58
É aceitável, quando o sujeito viola os direitos humanos fundamentais primeiro
12/05/2024 22h23
Se for pra crimes de homicídio doloso, duplamente e triplamente qualificado, e para estupro, acho válido.
12/05/2024 22h24
Acho que é válida.
Assim, teriam o que temer e pensariam antes.
13/05/2024 01h01
É um tanto quanto polêmico e controverso.

Veja, se por um lado, temos um indivíduo medonho que cometeu crimes terríveis e que, de fato, merecia uma pena dessa, do outro, temos um estado com o poder de decidir quem vive ou morre, se equiparando ao tal indivíduo medonho. Por outro lado, também temos a questão de que, será que o estado é tão eficaz em investigar e prender os indivíduos corretamente? Sem erros e equívocos? Para cogitarmos a aplicabilidade de uma pena de morte, teríamos que ter um sistema de justiça isento de falhas, o que não ocorre em lugar nenhum do mundo, mesmo os sistemas mais modernos, erros vão acontecer.

Se o que o criminoso fez já foi terrivelmente uma brutalidade e uma injustiça, imagine o estado condenando a morte uma pessoa injustamente? A justiça do homem é falha, portanto decidir sobre a morte do mesmo é um tanto complicado e problemático. Uma pena de prisão é reversível e indenizatória, caso necessária, já uma pena de morte é completamente irreversível, uma vez executada, não há como voltar atrás.

Por essas razões, hoje eu sou contra a pena de morte. Ninguém tem que matar ninguém, a não ser em casos bem específicos de legitima defesa.

No entanto, sou a favor da prisão perpétua. É incrível como até a Argentina possui uma pena dessa para crimes graves e o Brasil não. O Japão, que é um país desenvolvido, ainda aplica a pena por enforcamento em casos de homicídios qualificados, o que eu não acho certo, mas parece funcionar pra eles.

Por que eu sou a favor da prisão perpétua? Simplesmente porque existem crimes que a pessoa não se arrepende, e se ela puder, comete novamente. Podemos dar exemplos de psicopatas, pessoas frias que matam por dinheiro, enfim... São pessoas que não se arrependeram e, no entanto, foram soltas graças a impunidade, a fraqueza das leis. Você acha que pessoas como Pedrinho Matador, Maníaco do Parque, ou aquela maluca que matou os pais merece uma segunda chance? Eles todos não se arrependeram, mas pra justiça sim.