Sou o autor da Saga Confusões Conjuntas (dezessete livros de comédia dramática, pastelão e maluca), e o primeiro livro já está pronto desde 2020. A meta agora é: deixar todos os outros livros concluídos até o final do próximo ano (vou até retomar essa produção nesta noite).

Porém, um amigo meu me disse que a trama do primeiro livro (Confusões Conjuntas: A Grande Viagem) já tinha sido utilizada na série de televisão brasileira Jungle Pilot (que passa no Universal Channel Brasil). Fui ver, e sim, meu enredo é a mesma coisa do que o da outra obra.

Outro amigo meu me disse que preciso assistir a um número bem maior de filmes e séries de televisão, para não mais fazer livros que sejam iguais a obras audiovisuais já existentes. Por outro lado, um novo amigo meu me disse que o primeiro amigo meu me disse que as tramas são a mesma coisa para poder me atrapalhar e me rebaixar, que é só não dar ouvidos.

Agora, e se acontecer de outros livros da Saga Confusões Conjuntas saírem iguais a obras alheias, já lançadas, e das quais eu mesmo nunca ouvi falar antes na vida?

Confesso que não imaginava a possibilidade de minha trama já existir... tirei da cabeça a sinopse e o enredo, esperando fazer não apenas algo divertido, mas, também, dando lições de ética para quem fosse ler!

Em minha trama, o trio de protagonistas femininas fictícias (a líder do trio, sua amiga de longa data e sua irmã mais nova) vai atrás de um senhor (um personagem extra), para lhe devolver uma maleta, que ficou para trás... e, em Jungle Pilot, algo assim também ocorre, com dois irmãos (que são sócios em um serviço de táxi aéreo) e a namorada de um deles (que é a piloto da companhia de transporte) precisam devolver uma maleta, cheia de dinheiro, a um cliente!

eles perguntam
3 0
elas respondem
anônima
14/05/2024 21h15
É impossivel plagiar fielmente. Essa historia de devolver mala, nem é algo original ( no sentido de ser exclusivo) Não fosse seu amigo querer desmotivar nem veria semelhança pois não tem semelhança.

Tudo que existe vem de uma ou até 3 inspirações então não se preocupe.
14/05/2024 21h26
Olha o tanto de produções literárias, artísticas que existem no mundo afora e reflita: é impossível criar algo totalmente original hoje em dia. Tudo já foi usado, copiado, recriado, reciclado. Se você teve uma ideia, pode ter certeza que milhares ou milhões já pensaram a mesmíssima coisa. O importante é que ninguém escreveu de maneira idêntica a sua história, são nomes, situações, desfechos diferentes (ainda que sejam semelhantes). Não se preocupe, desencana e publique sua história sem medo.
anônima
14/05/2024 21h24
Anulo a obra, não quero ser processada.