Foi uma mistura mas no final teve muita coisa parecida com a esquerda, acho que a única diferença é que um mata as pessoas em uma guerra e o outro mata de fome.
Só de vc fazer essa pergunta, já mostra o quanto a retórica falsa do bolsonarismo incurtiu essa ideia cretina na internet.
O blábláblá ridículo do nome do partido do Bozo dos anos 1930 é o único argumento que usam.
Extrema direita. Leia o Mein kampft, os discursos e propagandas anti-comunistas dos nazi durante a década de 20.
Isso não é nem ao menos discussão séria mundo afora, só no Brasil pós Olavo/MBL/Brasil Paralelo que isso virou polêmica. Lembrei da visita do Bolsonaro ao Museu do Holocausto, que categoriza os nazi como grupo de extrema direita. Depois os gado querendo ensinar a embaixada alemã sobre nazismo.
Extrema-direita. Era notável por sua oposição ferrenha à esquerda, destacando-se a aversão visceral de Hitler ao marxismo, ao ponto de a invasão à Rússia visar a erradicação completa dos marxistas, percebidos pelo Führer como um obstáculo à expansão do nazismo na Europa.
Por outro lado, os nazistas rejeitavam a ortodoxia política da direita convencional no que tange ao liberalismo capitalista. Os adeptos do nazismo se apresentavam como uma alternativa intermédia, buscando encarnar uma terceira via. Apesar disso tudo, subsistem diversos elementos que corroboram sua categorização como um movimento de extrema-direita, como o nacionalismo exacerbado, o anti-comunismo, o conservadorismo social e as alianças estreitas com as elites conservadoras.
Francamente, não sei porque vocês estão nesse debate até hoje.
No contexto europeu, ele era de extrema direita, porque pregava o ultranacionalismo, algo comum de alguns povos europeus da época e até mesmo hoje em dia.
A única coisa que o nazismo tinha de esquerda era o nome "partido socialista dos trabalhadores..." e seu modo de conduzir a economia, que era altamente intervencionista, com o governo ditando os rumos dos agentes econômicos, algo tipicamente encontrado em governos de esquerda.
Mas de resto, ele era realmente de extrema-direita.
Vale lembrar que tanto a extrema-esquerda quanto a extrema-direita não tem nada a ver com a esquerda e direita moderada, são polos extremos que defendem medidas extremas, às vezes até passando por cima da vontade popular para impor a sua ideologia.
O fascismo foi uma tentativa de aderir a ideais de esquerda com efeitos benéficos para os fascistas e ao mesmo tempo desligar-se dos efeitos que, para os fascistas, seriam negativos. Enquanto a direita costuma apresentar-se como conservadora (opor-se a revoluções) com alguns pequenos elementos reacionários (resgatar costumes esquecidos), a esquerda é quase só progressista (já teve alguns elementos conservadores no passado). O fascismo é tão revolucionário quanto os movimentos de esquerda por opor-se ao conservadorismo, mas ao invés de adotar um pensamento estritamente progressista, boa parte da sua filosofia é reacionária (revolucionar trazendo costumes esquecidos), o que não é tão incomum em filosofias revolucionárias, mas é incomum na esquerda, o que distancia o fascismo da esquerda.
Como 99% da população reconhecem que o nazismo (uma união do fascismo com ideias tecnocráticas) foi uma porcaria, ele passa por uma incessante tentativa de ser encaixado nessa dicotomia bobinha: a propaganda da esquerda e associá-lo à direita, e da direita, associa-lo à esquerda, como se fossem as duas únicas correntes de pensamento que existissem. Não é tão difícil, como a direita, mesmo sendo majoritariamente conservadora, tem alguns ideais reacionários, ele é associado à direita (mais reacionária = mais "extrema" direita) quando alguém quer atacar a direita, e como a esquerda é revolucionária (mais revolucionária = mais "extrema" esquerda) e estatista (um bônus: basta associá-lo ao socialismo), ele é associado à esquerda quando alguém quer atacar a esquerda.
Nazismo: estabelecimento de uma hierarquia étnica, seguida de extermínio de etnias julgadas "inferiores".
Sintetizando: racismo com genocídio.
Racismo e genocídio, ou seja, segregação racial e assassinatos em massa, não são pauta componente da agenda ideológica de nenhum segmento/aspecto da política, nem dentro do espectro da direita nem da esquerda.
Não dá pra colocá-lo numa caixinha.
O idealizador do nazismo para ficar bem simples: perseguia os soviéticos. faz muito sentido nazismo ser de esquerda PQP! kkkkk
Depois quer ser levada a sério kkkk
Mais na questão de ações é a esquerda. Se você ver, pensando no lado dos nazistas, Hitler queria direito prós alemão e soviéticos, ele queria Favorecimento, porém com pouco esforço, afinal pra eles eram fáceis matar A sangue frio, porém pensando no lado Político, está mais no lado da direita do que da esquerda