Quando tiverem certeza de que conheceram os principais defeitos um do outro, chegarem a conclusão de que esses defeitos não são e nunca serão um problema no relacionamento e quando tiverem financeiramente estabilizados para começar uma vida juntos sem passar por perrengues.
Eu acho que não tem um tempo certo. O importante é que quando chegar a hora do noivado o casal conheça muito bem um ao outro, incluindo os podres e mesmo assim queira seguir em frente. Também tem que ter estrutura financeira e emocional para abraçar o projeto com independência. Quando cada casal atinge esse ponto, dependerá de cada casal.
Não tem um tempo ideal isso é uma decisão pessoal de cada um. E vejo muito a igreja (líderes religiosos principalmente) se metendo nessa decisão tão importante que cabe somente ao casal e mais ninguém. Isso depende de muitos fatores sendo o principal deles o financeiro e a maturidade para isso visto que esse segundo não é levado em conta e nunca foi. É uma decisão em comum acordo onde ambos tem que se sentir preparados para dar o próximo passo e o mais importante da vida deles: o casamento.
Considerando um relacionamento em que ambos são muito honestos e transparentes um com o outro, sem nada a esconder e que existe o desejo de ficar junto pra sempre, eu diria no mínimo 2 anos e no máximo 3.
Mas depois que noivar, 1 ano ou no máximo 2 pra casar. Tenho pavor daqueles relacionamentos longos que juntando namoro e noivado dá uns 10 anos. É tanta enrolação que quando enfim oficializa, o negócio não dura nem 1 ano.
Pior é quando estão noivos e vão morar juntos e ficam "meu noivo", "minha noiva" como se algum dia fosse ter cerimônia de casamento... pqp, já estão morando juntos. Não existe mais noivado.