Oi pessoal, eu tenho 19 anos e me formo esse ano através do supletivo a distância. Estava a 2 dias sem água e luz pois moro numa comunidade, hoje graças à Deus a light veio a noite. Eu faço almoço, janta e sou responsável pela limpeza da casa.
Às vezes quando quero estudar tenho esse empecilho com a luz ou internet.

Meus pais nunca me deixaram sair sozinha para lugares grandes, e eu tô com medo. Preciso melhorar em matemática pois sou muito leiga. Quero cursar farmácia, hoje meu pai disse q vou para a faculdade sozinha quando começar e eu tô com muito medo.

Às vezes a gente discute por estresse de ambos os lados mas também não tenho com quem conversar, então não sei bem a quem pedir ajuda ou dicas sobre. Como funciona, moro no RJ então se com fé em Deus eu passar nas públicas UERJ e etc eu vou ter q ir de metrô

não me julguem por favor. sei q sou meio patética mas sinto muito. quero vencer a ansiedade e depressão pós traumática e ser feliz superar a revolta

elas perguntam
3 2
eles respondem
17/05/2024 06h06
Oi pessoal, eu tenho 19 anos e me formo esse ano
R: Parabéns, já é uma vitória!
*

Estava a 2 dias sem água e luz pois moro numa comunidade
R: Sinto muito pela sua condição difícil. Mas espero que você consiga vencer esses obstáculos.
Não se envergonhe de ter um começo humilde.
Também se lembre que provavelmente seus pais fizeram melhor dentro das condições econômicas e de educação que eles tiveram. Provavelmente eles não devem ter tido boas oportunidades durante a vida, então é importante saber que nem tudo é culpa deles.

*
Meus pais nunca me deixaram sair sozinha para lugares grandes, e eu tô com medo.
R: Eles estão muito certos em não ter te deixado sozinha.
Conheci várias mulheres que passaram por traumas, e hoje eu digo sem medo: é melhor uma educação muito restritiva que previna ao máximo as coisas ruins, do que uma educação sem restrições e que deixe a garota exposta.

*
Preciso melhorar em matemática pois sou muito leiga.
R: Aulas de graça no youtube. Não tenha vergonha de começar do básico, bem básico mesmo.
Eu por exemplo (apesar me expressar bem) não entendo a gramática e a ortografia, então as vezes tenho dúvidas bem básicas mesmo.

*

Quero cursar farmácia,
com fé em Deus eu passar nas públicas UERJ

R: Cara, isso me corta o coração.
Vejo muitos jovens com sonho de estudar para melhorar de vida. Mas no fundo eu sei como está o mercado de trabalho.
Veja só, tem uma porção de farmacêuticos formados e que não encontram emprego. E tem gente ganhando muito dinheiro fazendo outras coisas.
Me corta o coração te dizer isso, mas eu diria para você correr atrás do dinheiro primeiro.
Estudar até conseguir vaga em uma pública, depois gastar o pouco que se tem, para passar mais 4 anos estudando, e no final ter um diploma que não garante nada... nem sempre essa é a melhor alternativa.
(continua nos comentários)
anônimo
17/05/2024 06h28
De metro é mais tranquilo que ônibus. Vc se acostuma, é só ir com calma. Leve sempre um dinheiro reserva por via das dúvidas. Mas de metrô é bem mais fácil de não se perder, e qualquer coisa pergunte pras pessoas em volta. Em pouco tenpo vc se acostuma já é vira rotina. E como seu pai mesmo disse pra ir sozinha então ele não vai reclamar disso nem nada
17/05/2024 08h49
Ué, e você não saía de casa, mesmo acompanhada deles? Agora é só fazer o mesmo, mas sozinha. No metrô é só fazer o que os outros estiverem fazendo. A ansiedade é normal, é só não deixar ela te dominar.
elas respondem
anônima
17/05/2024 05h47
Primeiro precisa de colocar na sua mente que não existe motivos para esse medo todo, segundo precisa aprender a andar de metrô, ônibus e trem, isso faz parte da vida de todo pobre então é necessário demais você aprender. Vai com alguém e preste atenção em todo o caminho, não é difícil. Já estudei na uerj e ia de trem, é chato transporte público, mas é super tranquilo de ir.
anônima
17/05/2024 06h55
"Meu pais não me deixam sair"

"Tenho que ir pra faculdade sozinha mas tenho medo"

Ahh meu amor a nenem é vc na história. Com 19 eu fazia curso na cidade ninguém me levava. E era eu que pagava meus cursos com bolsa de estudante.
Sai das fraldas. Para de medinho. Tbm sou do RJ. Vai buscar tua independência 19 anos já deveria estar com pensamento lá na frente.
Eu não conheço quase nada no Rio mas o Google maps já me levou pra tudo que é lugar rs