Cara, me desculpem se estou sendo pessimista demais. Mas é deprimente perceber que está cada dia mais difícil para nós brasileiros. Sou estudante de curso técnico, e primeiramente, cada dia mais percebo que o ensino brasileiro está cada dia mais precário, medíocre, horrível, enfim, são muitas as palavras negativas que podem definir. As matérias não acrescentam em nada na vida dos alunos , professores faltam demais , alunos que só vão pra escola pra ficarem de namorico e encher os professores de desaforo. Revoltante. O que eu tô vendo de gente estudada , concursada , desempregada ou ganhando um salário extremamente medíocre, não está no mapa. E pra quem tem filhos então ou quer ter filhos? Nem se fala. Os impostos estão cada vez mais altos, alimentos estão cada vez mais caros, roupas , leite para crianças, fralda e etc. Minha tia é formada em Engenharia Civil, tem curso técnico em segurança do trabalho, computação . E está trabalhando sabem onde ? Como caixa de supermercado, ( sem querer ofender, pois, é um trabalho digno como qualquer outro ) ganhando um salário péssimo, pois , é o que tem , ela não conseguiu trabalho nenhum na áreas em que é formada . E ela tem filhos pra criar. Me pergunto o que vai ser de nos brasileiros no futuro. Meu maior medo é me matar estudando do jeito que estou fazendo e no final ganhar 2.000 por mês ( ou nem isso)
Me desculpem , isso não é vida , é muita humilhação

elas perguntam
5 3
eles respondem
anônimo
20/05/2024 22h05
E só vai piorar, ainda mais com esse governo aí, mas as outras opções até melhoraria um pouco mas nada demais, na verdade não é só culpa do governo, o povo precisa evoluir muito ainda para sermos um país de boas oportunidades.
20/05/2024 22h22
É foda.

A banalização do ensino superior e a desindustrialização nacional são as principais causas dessa situação.

O Lula começou com esses programas de financiamento estudantil pra ganhar voto e liberou pra qualquer instituiçãozinha fraca de ensino vender diploma de graduação. Está aí o resultado.

E além disso, sem indústria, os engenheiros e técnicos vão trabalhar com o que? Não vai ter demanda pra formação deles.
20/05/2024 22h47
Algo me diz que vai ser duro consertar esse país
20/05/2024 22h49
Que saber da pior? Poucas pessoas ligam pra isso, a maioria vive em uma prisão como um escravo. Viven com uma merreca e um conforto que ela julga ser o suficiente e o que ela merece.

Mas acredite tem uma saída e poucos estão encontrando.
Inclusive a porta está se fechando.
21/05/2024 02h50
Sabd o filme do titanic? pois é, o brasil já bateu no iceberg e ta afundando com todos nós.
elas respondem
anônima
20/05/2024 22h05
Difícil hem
20/05/2024 22h06
Parece eu kkk fiz curso técnico de química, engenharia elétrica, tô fazendo pós...e nem vi o dinheiro.
Pensei em começar um mestrado...mas acho q vou repensar.
Pq vc se mata tanto e no fim é uma recompensa pequena e incerta. Pq lá vai 2 anos no mestrado , conciliando com trabalho e no fim concorrer a concursos para ser professor (algo incerto tbm...).

Sem contar q hj em dia só compensa concurso de tribunais ou uma Petrobrás da vida.
.
Um país q a única forma da pessoa ter sucesso na vida é sendo concursado já diz muito...

Ou empreendendo, mas para empreender precisa de capital, e contatos tbm
20/05/2024 22h44
Filha…. Não pensa nisso se não vc enlouquece. Faz seu curso técnico e boa, doido é quem fica fazendo mestrado e doutorado pra acrescentar trezentos reais no salário. Não é fácil, mas é oq temos. Como diria o meme “tenho medo de foice, tenho medo de enxada”, o salário é pouco mas pelo menos é sentado no ar-condicionado