Há um livro muito bom do Bene Barbosa chamado (Mentiram para mim sobre o desarmamento), é um livro bem bacana onde ele desmente várias narrativas da esquerda e de órgãos "da paz" que advogam contra o porte de armas por civis.
No livro, ele compara várias nações como Suíça, Uruguai, Canadá e diversos outros países onde é "relativamente fácil" conseguir licença para portar armas, com países onde a lei é mais severa nesse quesito, e mostra como a dificuldade em obter armas pode, na verdade, incentivar os criminosos a ficarem mais violentos.
Claro que o livro não fica apenas no campo da comparação, existem analises e argumentos disso e daquilo, enfim, vale a pena ler, pelo menos pra você ter uma visão diferente sobre o tema.
Sobre a sua pergunta, não é verdade que todos andam armados, muitos americanos não gostam de armas e preferem não possuí-las, além disso, nem todos os estados facilitam a licença para portar armas, embora isso esteja na constituição federal, depende do poder público estadual criar leis que regulamentem isso em seus estados, então há estados que pedem muitos requisitos para obter a licença, outros, no entanto, sequer exigem licença para portar armas de fogo. Mas sim, nos EUA é relativamente fácil obter uma arma de fogo legalmente independente do estado graças a emenda a constituição americana que protege o direito de defesa dos norte-americanos.
Sobre o seu comentário abaixo na pergunta, a violência tem muito pouco a ver com a facilidade em obter uma arma de fogo, é mais uma garantia de auto defesa, defesa da população frente a um estado possivelmente ditador. Um país pode ser violento sem armas ou com armas, isso é independente.
Quer ver só uma coisa? A Suíça e o Japão são dois dos países mais seguros do mundo, mas o primeiro é fácil de ter uma arma, já o segundo é mais complicado. Ou seja, nada a ver.
A violência e a criminalidade tem mais a ver com a educação, oportunidade de emprego, renda e qualidade de vida.