Faz muito tempo que não moro de aluguel e quando eu morei era contrato direto com o proprietário, não sei bem como funciona.

Meu irmão está com um problema sério. A proprietária da casa dele autorizou ele a pagar o aluguel todo dia 21 (o vencimento era dia 07) com os devidos juros. Porém, a imobiliária mandou o boleto para a cobrança extrajudicial, quando ele foi pagar e ainda querem que ele pague honorários de advogado, sendo que nenhum advogado sequer fez alguma cobrança para ele e nem entrou em contato.

A proprietária é contra, mas a imobiliária diz que ela não pode fazer nada. Passamos o dia tentando resolver isso. Só mora ele e a mulher e em 6 anos de locação eles nunca atrasaram um pagamento sequer.

O que vcs acham?

elas perguntam
2 0
eles respondem
21/05/2024 22h59
A imobiliária tem um contrato com o proprietário, e nesse contrato, o proprietário autoriza a imobiliária a responder por ele, nos problemas referentes a locação do imóvel. Ou seja, ambos mandam por igual. Nesse caso, se a proprietária realmente assim quisesse, bastaria uma ligação para a imobiliária. Das duas, uma, ou a proprietária está mentindo, e jogando a culpa na imobiliária, ou a imobiliária está errada, e Precisa nesse caso, ser denunciada junto ao CRECI. Conselho Regional de Corretores de Imóveis, do seu estado. Por exemplo, CRECI/SP.
21/05/2024 23h08
Não sou advogado, mas acho que há bons argumentos para os dois lados.

Uma linha de raciocínio é que, se há uma imobiliária envolvida, é sinal de que o contrato foi firmado entre o seu irmão e a imobiliária, e não entre ele e a proprietária do imóvel; portanto, a posição do proprietário não teria valor para a validade do contrato.

Por outro lado, a finalidade da imobiliária é justamente de facilitar o processo de locação ao proprietário. Se o proprietário diverge da imobiliária, é possível argumentar que a imobiliária não cumpre com essa finalidade, ou seja, não facilita e, portanto, o contrato não tem razão de ser. Esse entendimento seria mais favorável ao seu irmão.

Recomendo que ele procure um advogado. Cobranças extrajudiciais, como o próprio nome indica, não são judiciais, ou seja, não têm necessariamente respaldo em decisão jurídica. Os advogados da imobiliária podem processá-lo com vistas a executar a cobrança (aí passará a ser cobrança judicial), mas normalmente isso dá trabalho.

No lugar do seu irmão, eu NÃO pagaria a cobrança, pois o custo de a imobiliária mover ação é grande e há boas chances de que simplesmente desistam dela, já que o valor da causa é muito pequeno (1 aluguel atrasado).

Também concordo com o que o @Analista1 afirmou.