No sentido de valorização profissional no mercado de trabalho, o nome universidade federal tem tanto peso assim?

elas perguntam
8 8
eles respondem
22/05/2024 05h26
Tem mais peso sim, apesar de muitas particulares entregarem uma formação tão boa ou até melhor em alguns casos.
22/05/2024 00h58
Sim, mas mesmo assim algumas áreas estão muito saturadas
22/05/2024 11h05
Tudo vai depende do seu ciclo social e não são seus "amiguinhos" de festas e sim quem realmente quer algo na faculdade.
22/05/2024 11h07
não é bem assim
o currículo, qi, relações interpessoais, networkig, dedicação e interesse pesam bem mais
anônimo
22/05/2024 00h59
Não, a grande maioria está estudando para concurso público.
22/05/2024 12h09
Faz diferença, principalmente em certas áreas.
22/05/2024 12h10
Sim. No passado já foi mais. Contudo, ainda existe alguma vantagem.

Motivo é simples. Na federal a pessoa entrou por mérito . Estudou e passou em uma prova pra estar lá. Fora que na federal o professor tem mais liberdade pra reprovar (e consequentemente, de ser mais rigoroso nas provas obrigando os alunos a estudarem mais)

Particular, muitas vezes o vestibular é só de faz de contas. É esquema ppp (papai pagou, passou). E como o aluno é um consumidor (e nao se reprova um consumidor) o professor nao tem tanta liberdade pra ser rigoroso nas provas

E existem dados praticos que incidam que na MÉDIA (claro que quando eu falo em média eu digo que existem exceções de ambos os lados) os alunos das federais tem mais conhecimento. A titulo de exemplo, na OAB (onde existe uma prova feita por alguem imparcial apos o curso), as universidades públicas normalmente tem os maiores indices de aprovacao (antes da existencia de cotas raciais e sociais a diferença era muito grande. Hoje a distancia caiu, mas ainda existe)
elas respondem
anônima
22/05/2024 01h07
Se o aluno simplesmente estudou em uma universidade federal e não saber conversar, negociar, se relacionar...etc seja lá qual for a área dele, qualquer um da universidade estadual vai passar a rasteira nele no mercado de trabalho que tiver esses dotes
anônima
22/05/2024 01h01
Eu não sei.
22/05/2024 11h03
Acredito que não.
anônima
22/05/2024 11h47
Deve dar um up sim. Mas nada tão relevante
anônima
22/05/2024 12h05
Não são as faculdades que faz com que as pessoas tenham ou não mais oportunidades e sim é o esforço, a insistência, o interesse e a capacidade do próprio individuo.
22/05/2024 12h10
Acho que isso é coisa de décadas atrás. A não ser que a faculdade federal seja um ITA, IME, USP, não acho que apenas ter estudado numa federal tem mais peso assim.
22/05/2024 12h16
Sinceramente acredito que não, importa no que vc é formado não onde fez. Lógico que uma uniesquina (igual a que eu fiz) pesa menos que uma PUC, mas não pela faculdade, mas porque uma pessoa que tem condições de pagar puc já é uma pessoa que fala inglês, viajou, tem condições de continha o estudos, tem mais contatos, entre federal e particular, eu preferiria ter feito particular das bens caras