Será que os gaúchos ainda vão pensar em se separar do Brasil?

eles perguntam
5 8
elas respondem
23/05/2024 11h24
Isso se existir rio grande do sul
anônima
23/05/2024 12h39
Isso se este estado não for antes engolido pelas águas.
23/05/2024 09h54
Isso nunca irá acontecer, o Rio Grande do Sul será parte do Brasil para sempre
anônima
23/05/2024 09h55
Tinha direitista liberal sugerindo a separação forçada do RS para não afetar as contas públicas.
anônima
23/05/2024 10h52
Onde tem movimento separatista no Rio Grande do Sul atualmente?? por favor, me atualize. E não confunda MOVIMENTO com ideias de um ou dois gatos pingados.
eles respondem
23/05/2024 09h57
Uma coisa não tem nada que ver com outra.

Anos atrás, o Paraguay passou por uma situação parecida à do Rio Grande e recebeu auxílio, doações desde os vizinhos até países distantes como EUA, Israel e Espanha. Nada mudaria se fosse o Rio Grande.

Separar-se não é o mesmo que declarar guerra. Os tchecos separaram-se dos eslovacos (eram um só país até 1989) e nem por isso deixam de conviver amistosa e pacificamente.

Quem tiver vontade deve ter o direito de se separar ou se ajuntar, não importa a região, não importam os motivos.
anônimo
23/05/2024 10h45
Espero que aumente numa função exponencial. O populacho sulista teve contato com o infâme pacto federativo e observou o incompetente governo Lula agindo nessa tragédia. Obviamente o movimento separatista jamais vai nascer das classes baixas, pouco intelectualizadas e restritas a meros trabalhos braçais, repetitivos e que não envolvem intelecto. À Revolução dos Farrapos, o movimento separatista do sul vai nascer da elite agrária e elite produtiva sulista. São estes a quem devemos ter atenção. Um ano de propaganda intensiva sobre o quanto o sul envia à União e o quanto ele recebe, a opinião do populacho sulista é convertida ao sentimento de regionalismo. O próprio empréstimo do governo federal pode servir como propaganda nesse sentido: o ladrão te rouba para enviar a grana aos feudos dele, então, quando você precisa de um dinheiro para reconstruir sua casa, o ladrão devolve seu dinheiro a título de empréstimo. Nem o sulista mais imbecil vai observar essa situação com normalidade.
23/05/2024 13h16
Concordo com a resposta do Hernandarias.

Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Querer se separar é normal, as vezes um casal não se dá mais certo, por que eles devem ficar juntos? O mesmo serve pra um país.

As vezes o estado não concorda com o modo de governar da união e por ter uma cultura regional forte, deseja se separar.

São Paulo já tentou isso no passado, mas infelizmente não deu certo porque o ditador da ocasião não quis. São Paulo já teve até uma moeda paulista e etc . É foda
23/05/2024 09h52
Vão separar dessa bosta de união
23/05/2024 11h07
Movimento separatista não sei .

Sei que a esquerda não cria ninho lá tão cedo .
23/05/2024 10h46
Isso aí é só uma fantasia que eles tem. Duvido ir pra frente
23/05/2024 10h47
Não acredito que isso venha a acontecer algum dia.
23/05/2024 09h52
nao sei.