Se uma pessoa foi presa por um roubo, furto ou algum outro crime que ela não cometeu, e depois de algum tempo na cadeia descobrem que ela foi presa por engano e não teve nenhuma culpa ou participação pelo crime que a levou pro presídio.

Porém, como a cadeia é um ambiente muito hostil e difícil, a pessoa acabou cometendo crimes lá dentro para sobreviver melhor, crimes como esconder e participar no tráfico de celulares e também de agressões a detentos.

Na sua opinião, essa pessoa que foi presa injustamente, mas dentro da cadeia cometeu crimes de verdade, após entrar lá, deve continuar presa por isso? Ou deve ser solta por não ter cometido crime pra ser presa, e se tivesse sido julgada corretamente inocente, não teria ido pra cadeia e consequentemente não teria feito nada lá dentro?

elas perguntam
1 1
eles respondem
anônimo
24/05/2024 10h13
Se comprovada a sua inocência, ele deverá ser absolvido e solto. Quanto aos crimes na cadeia, deverá passar por um novo julgamento enquanto aguarda em liberdade, só podendo vir a ser preso antes do transito em julgado da sentença em caso de prisão preventiva
elas respondem
anônima
24/05/2024 10h11
As leis e o sistema de justiça muitas vezes refletem os interesses e a conveniência do estado e podem violar direitos individuais. A sociedade não está protegida em nenhuma esfera e é refém de um sistema podre. Eu não estou dizendo que alguém que comete crimes deve permanecer impune, mas eu não acredito na eficácia do sistema público de justiça para garantir alguma ordem social no Brasil.