Tenho um computador que está desligando o monitor quando ele fica muito tempo ligado mas sem operação no pc. Para voltar a ter imagem no computador tenho que desconectar o cabo do monitor da placa mãe e conectar novamente. como vocês podem perceber no meu relato ele não possui placa de vídeo. Será que devo trocar a placa mãe ?

eles perguntam
1 4
elas respondem
anônima
25/05/2024 02h07
1 - Isso acontece com o modo de economia de energia desativado? Pode ser que a energia não esteja chegando em algum lugar. Aí, teria que abrir o computador e ir testando com um multímetro de ponto a ponto. Às vezes, o componente pifado aquece ou derrete, o que facilita a detecção passando a mão ou a olho nu. Fora isso, só com equipamento de teste. Geralmente, as assistências têm preguiça de consertar e inventam que precisa trocar a placa toda. Pouquíssimas trabalham com microeletrônica para trocar componente que custa dez mirréis. O mercado funciona assim. No Youtube, vejo muito vídeo de indiano consertando. Se eu fosse rica, viajaria a Índia de raiva, só para consertar sem sustentar as desassistências brasileiras.
2 - Trocou o cabo e continuou assim? Pode ser mau contato.
3 - Ele é carregado diretamente na tomada? Pode ser bateria dando problema.
eles respondem
25/05/2024 15h03
Joga fora.
25/05/2024 02h08
Man tem sites melhores pra te ajudar,ou horario melho pra fazer essa pergunta aqui no site,tipo a tarde q tem mais users e consequentemente mais entendedores de harware // a principio nao parece tao obvio o problema tem mtos fatores q podem causar isso, recomendo maratonar videos no youtube ou acessar o Clube do hardware quando tenho algo mais serio no meu PC sempre uso la
25/05/2024 15h03
Eu iria nas propriedades do driver de vídeo pra ver se tem alguma configuração de economia de energia que dê para desativar...
25/05/2024 15h09
Procure as configurações de Wake from Sleep no seu sistema operacional e também na BIOS/UEFI e confirme que está configurado para ligar a tela com movimentos do cursor ou teclas.

Se estiver habilitado e mesmo assim não funciona, e considerando que o problema ocorre tanto em HDMI quanto em VGA, que são duas interfaces com protocolos de sinalização diferentes, tudo indica que o problema é o monitor.