A educação do estado serve justamente ao propósito de doutrinar pessoas para defendê-lo (defender a cidadania, o voto, a democracia, a luta por direitos), tanto que a maior parte da população repete diversos jargões sem fundamento algum, associam automaticamente pessoas que se identificam como extrema-direita a fascistas, etc. Então a má gestão e políticas ruins são um bem que fazem às pessoas.

Se essa pergunta se popularizar, a quantidade de dislikes aqui vai indicar o quanto o que eu afirmei é uma verdade difícil de digerir.
25/05/2024 23h00
É complicado por diversos motivos, não há só uma resposta para essa pergunta.

Na minha opinião, o modelo de educação no Brasil é ruim, não só por uma questão de falta de verba, mas principalmente porque carece de conteúdo, fora o sistema que é ruim.

Há aqueles que defendem o modelo educacional brasileiro, mas contra argumentam dizendo que o problema está na falta de verba.

Uns acham que o problema está no conteúdo, outros acham que o problema está na falta de verba... talvez seja um problema nos dois sentidos, conteúdo x verba. Mas ai fica um debate interminável e ninguém chega a um denominador comum. Sinceramente, eu acho que o Brasil poderia investir 100% do PIB em educação, de nada adiantaria se manter esse sistema e conteúdo ensinado.

O problema das políticas na área da educação é que ela não tem ganho político imediato, é política de longo prazo, e governos, principalmente no Brasil, não gostam muito de políticas de longo prazo, primeiro porque o resultado do investimento só vai aparecer quando o governo que fez isso já ter saído, e que um povo bem instruído depende cada vez menos do governo, o que também não é vantagem.

Ou seja, a verdade é que não existem muitas vantagens para um governo investir em educação, infelizmente, essa é a verdade. Tanto que quando as contas públicas apertam, eles não pensam em reduzir salários de quem ganham absurdos no poder público, preferem logo cortar verbas da educação e da saúde.
anônimo
25/05/2024 19h54
Kuruminho está on fire hoje
25/05/2024 22h17
Não acho, Kuruminho.