Lógico, se quiser ter uma boa profissão que te forneça segurança, conforto e alta rentabilidade, precisa sim estudar e se preparar para os desafios da vida. Mas não faça como alguns que estudam apenas o mínimo para passar em algum determinado concurso público, estude para ser uma pessoa inteligente e capaz de se adaptar a qualquer ambiente. O tipo de pessoa que vai saber fazer dinheiro independente da situação econômica do país, uma pessoa que pode escolher entre a iniciativa pública e privada ao bel prazer, que não tem medo de trocar de emprego e buscar algo melhor caso necessário, estude para isso, entende?
Pois do jeito que o mercado está competitivo, tanto nas empresas privadas quanto no setor público, se não estudar (e muito), vai ser forçada a trabalhar em empregos instáveis, puxados e de baixa remuneração.
Hoje só conquista coisas boas quem apresenta um bom diferencial. Foi-se a época dos nossos avós e pais que mesmo não estudando você poderia se dar bem, hoje se a pessoa não tiver um bom currículo, vai ficar pra trás, é duro, mas é a realidade.