Gente,

Sou novato e vou ganhar mais que todo mundo do meu setor, aí esses dias vieram falar que DEVO pagar lanche pra todo mundo do setor, uma mulher já foi marcando o dia que devo pagar o lanche, isso vai custar mais de 500 reais do meu bolso, a questão é que fiquei muito tempo desempregado e estou cheio de dívidas pra pagar, não estou afim de fazer algo forçado também, já falei que no primeiro mês não vou pagar, aí marcaram pra eu levar no outro mês. O que vocês fariam?
Tem essa mesmo de novato pagar lanche pra todo mundo do setor?

eles perguntam
10 13
elas respondem
anônima
27/05/2024 14h25
Manda esse povo tomar no cool, leva não men, no meu serviço tem um tal de levar lanche no dia que vai entrar de férias, eu levo nada e ainda dou risada junto quando eles vem me zoar. Povo atoa
27/05/2024 19h50
Estão te achando com cara de trouxa.
Fala que vc não tem dinheiro que tem muita coisa atrasada para pagar.
27/05/2024 14h18
Não existe isso. Não pague e pronto.
27/05/2024 19h35
Olha, não paga não.
Ngm pode obrigar vc a fazer isso! povo folgado.
anônima
27/05/2024 18h52
Não é obrigado! Esse povo e muito é folgado
anônima
27/05/2024 19h43
No meu trabalho o novato tem que trazer bolo. Gastar 500 reais com os outros é muito, acho que não é certo.
27/05/2024 15h07
Nunca nem vi
anônima
27/05/2024 18h50
Se existisse, não pagaria porra nenhuma. Meu dinheirinho só gasto comigo e com quem merece.
27/05/2024 15h09
Fala que você não vai pagar e pronto.
eles respondem
anônimo
27/05/2024 09h26
Isso não é normal, não. seus colegas de trabalho estão tentando te explorar, talvez por você ser novato eles acham que podem te coagir.
Se fosse eu no seu lugar, já iria impondo meus limites.
27/05/2024 19h37
Fala assim: deixa eu pagar minhas dívidas antes, depois eu pago
Vai gerar empatia
anônimo
27/05/2024 09h08
Quando cheguei aqui no meu atual emprego teve só uma confraternização com os novatos, mas foi a véiarada quem pagou.

Ouça o conselho de um cara experiente: pague, na medida do possível. Nada de extravagante. A explicação é óbvia: no mundo corporativo quanto mais média você fizer com a plebe, melhor para seu lado. Se você não pagar, vai gerar indisposição com eles. ain, não concordo com isso, isso n pode acontecer a gente não inventa as regras do jogo.
27/05/2024 18h49
Tem essa não, deixa eles se virarem
anônimo
27/05/2024 09h06
Quando vieram com essa pra cima de mim eu mandei todo mundo pra casa do caralho
27/05/2024 14h40
Depende muuuuuittooo do emprego em que você está...

Na minha empresa e em outras que trabalhei a gente tem dinâmicas parecidas.
Porém não é lanche e sim um docinho. Coisa que fica menos de 50 reais e que sabemos que não vai interferir.

*

Na minha empresa por exemplo eu pago os dias de entrevista para os programadores virem fazer um "teste" com a equipe.
Então acaba que o valor que eles recebem apenas para fazer a entrevista é maior do que aqueles que eles vão gastar nessa dinâmica.
Fora que os salários da nossa área já são a cima da média. Então eu deixo os meus funcionários fazerem a brincadeira porque sei que não vai prejudicar em nada o novo contratado.

*

Agora outra coisa é você estar trabalhando em um serviço mais simples, ganhando uns 2 a 5 k e ter que tirar 500 reais pra pagar lanche. Aí já é absurdo.
Eu falaria a real: Entrei aqui porque tô endividado.
Eu ainda inventava umas 3 ou 4 desculpas... tipo minha pensão tá atrasada... tô juntando pra pagar a faculdade atrasada senão eles não renovam para o próximo semestre... etc... daí eu ia me saindo disso até eles pararem de encher o saco.

*

Outra coisa:
Isso aí é sinal de RH ruim.
Se isso acontece dessa forma, já assediando e constrangendo o novo funcionário é erro do RH.
27/05/2024 14h19
Eu diria pra ela assim
"Vc é meu lanche, safada. Já pra minha sala"
27/05/2024 09h11
Eu fico com o Boatman nessa. Isso é uma vez só, faz uma média com o pessoal, vai evitar inimizade e gente querendo te atrapalhar no futuro.
anônimo
27/05/2024 18h53
Tú é burro?
27/05/2024 18h54
Se falarem algo assim com seriedade num emprego meu eu peço as contas no mesmo dia.
27/05/2024 11h31
Fazem isso apenas com os betas.
27/05/2024 19h41
Tem essa não
27/05/2024 19h45
Não temos essa frescura, isso é para o pessoal da ADM, RH...