Suponhamos que seu filho esteja muito doente, quase pra morrer. Aí um amigo diz que vai fazer uma oração/ritual/oferenda para um Deus do qual você não acredita.
Exemplo, se você é ateu o amigo fala que vai orar para Jeová. Ou se você é Crente o seu amigo fala que vai fazer um despacho pra Exu.

Logo em seguida, em poucos minutos seu filho é milagrosamente curado.
Nem os médicos que o acompanham tem nenhuma explicação.
Zero sinais da doença que o acometia. Vira até reportagem na TV o caso da cura milagrosa do seu filho.

Aí aquele mesmo amigo te liga de volta e diz que foi o Deus dele que curou seu filho, e como forma de agradecimento você deveria se tornar devoto desse Deus.

O que você faria?
Seguiria sua vida normalmente com suas crenças antigas, ou se converteria ao Deus do seu amigo que supostamente fez o milagre?

eles perguntam
6 3
elas respondem
01/06/2024 18h42
Kkk pior que essa é fácil, pelo menos para os cristãos, porque eles provavelmente já estavam orando, pedindo oração em grupo de igreja e etc, então o mérito ainda vai para Deus.
Já o ateu pode ficar mais na dúvida.
01/06/2024 18h53
Seguiria uma nova, ou ao menos teria curiosidade de conhecer.
O mundo é vasto e é arrogância achar que conhece tudo.
01/06/2024 18h44
Nao, vc apenas deve agradecer ao seu amigo. Vc não deve procurar Deus por obrigação.
anônima
01/06/2024 19h00
1. Exu é um auxiliar, os Yorubás acreditam em Deus. Os orixas seriam equivalentes a anjos, mas sendo forças da natureza.
2. Sim
02/06/2024 00h58
Sou ateia, não sei o q eu faria, mas talvez virasse a casaca mesmo, afinal, teria uma "prova".
02/06/2024 01h22
Faria nada
eles respondem
01/06/2024 18h51
Eu sou politeísta até entre os politeístas. Acredito em todos os deuses com algum registro histórico de culto. Então apenas agradeceria ao colega por fazer o pedido. Agora, quanto a me tornar devoto, não necessariamente. Trabalhar com algum deus requer afinidade, e eles não são particularmente dispostos a trabalhar com qualquer pessoa. Mais fácil ir com anjos, shedim ou guias.

Ninguém "deve" cultuar a ninguém, se o amigo pediu e o deus realizou, a transação acaba ali, você não deve nada.
01/06/2024 18h42
Largaria ele para a morte.
anônimo
01/06/2024 18h45
Não sei nem o que dizer, eu acredito até na existência das fadas, então isso seria impossível de acontecer