Prezados,

Hoje assisti ao filme sobre o Projeto Manhattan, que resultou na criação da bomba atômica.

Naquela época, os Estados Unidos reuniram os cientistas mais brilhantes e investiram bilhões de dólares nesse projeto extremamente complexo e desafiador.

Poucas décadas depois, eles realizaram outra façanha igualmente inimaginável, que foi levar o homem à Lua e, mais recentemente, desenvolveram a vacina da COVID-19.

Diante disso, se os Estados Unidos desejassem, eles poderiam formar uma coalizão global com os países mais ricos do mundo e reunir os cientistas mais brilhantes da atualidade para curar doenças como AIDS, câncer, depressão, entre outras.

Porém, eles não o fazem, por que será?

eles perguntam
4 3
elas respondem
01/06/2024 20h00
Acredito que eles ganham mais dinheiro vendendo expectativa e esperança de sobrevivência com remédios, quimioterapia, radioterapia ou transplante de medula óssea. O remédio mais caro de câncer custa US$ 2,1 milhões (cerca de R$ 11,5 milhões) por paciente.

Nem irei citar a hipótese de um controle populacional que ocorre com a falta de uma solução permanente para certas doenças, além do pouco lucro que uma cura trás para o capitalismo; a balança nunca poderá pender demais para à direta ou para à esquerda, há de ter um "meio termo", por exemplo: Não morrer muitas pessoas para que haja mão de obra, entretanto, não sobreviver muitas para atrapalhar o fluxo estabelecido pelo governo.

Enfim, é um irônico jogo de xadrez onde os mais necessitados são peões, outro exemplo disso é o próprio Faustão, conseguindo, "surpreendentemente", um coração em menos de um mês, enquanto há pessoas que morrem na fila de transplante de um fucking fígado. Conte nos seus dedos quantos membros da elite morrem por essas doenças e quantos seres humanos comuns morrem todos os dias pela mesma doença.
anônima
01/06/2024 21h13
Faz parte da pauta política e de um inconsciente coletivo que não pensa numa mudança significativa. As pessoas estão voltadas para o mercado e os tecnocratas incentivam a continuidade do “avanço” de um consumo democrático. Não há e nunca houve um consumo democrático, o melhor sempre foi voltado para os que podem. Mais do que ter dinheiro, ter poder.
Além disso, pra quê tanta democracia no consumo? Acho que a humanidade perdeu muita coisa no caminho, muito de sua integridade, muito da sua conexão e do respeito de tudo o que nos fornece a sobrevivência.
Os processos industriais, as revoluções tecnológicas divinas num mundo contaminado por emoções paleolíticas e instituições medievais. Uma verdadeira bagunça.
Eu não vejo avanço algum, só inércia e destruição. E esse avanço tecnológico divino, não me parece tão divino assim. Mas essa sou eu, não sei de nada.

Trata-se do egoísmo humano em detrimento de si mesmo e do mundo inteiro. Ou não? É outra coisa? Já disse que não sei.
anônima
01/06/2024 19h59
Porque ainda não chegou a hora.
O mundo só vai conhecer a cura das doenças quando entrar na era de aquário, por enquanto estamos caminhando ainda para uma humanidade mais desperta e compassiva. Talvez daqui há um século.
anônima
01/06/2024 20h32
Dinheiro, gente adoecida dá lucro
eles respondem
anônimo
01/06/2024 20h00
Não, há um conflito de interesses.
01/06/2024 20h01
Diferente do Brasil, os EUA sempre tiveram bons planos de estado que deram certo.

Desde o plano Manhattan, a criação da NASA, dentre outros...

Os americanos sempre tiveram essa sede de vitória e são competitivos em essência. O que por um lado é ruim, cria-se um país arrogante, por outro é bom, cria-se um país forte e prospero.

Agora, sobre as doenças que você citou, isso não depende apenas de boas vontades, depende de muito financiamento, tecnologia, e uma equipe fortemente capacitada e treinada que consiga estudar cada elemento das doenças a fim de descobrir as suas curas. Não é uma tarefa fácil, e mesmo com todas as ferramentas em mãos, isso pode levar anos e anos, o que é inviável.

Na verdade, já existem grandes laboratórios e cientistas pelo globo em busca de uma cura para tais doenças, tanto que cada vez mais surgem tratamentos mais eficazes para essas doenças, a cura é apenas uma questão de tempo agora.
01/06/2024 21h14
Falta de interesse.