Nos conhecemos em um fórum e nos falamos todos os dias, até flertamos bastante, mas é algo mais fazer por fazer, porque é gostoso e gostamos da companhia. Quase como amigos, falamos de tudo, e não queremos nada um com o outro.

Só que ele é meio depressivo. Ele se queixa de que não sabe gostar de ninguém, tem dificuldade em manter amizades e namoro, que é sozinho e triste, mas ele sempre recusou toda ajuda e conselho que dei. Reclamou algumas vezes sobre isso, tem épocas.

Há um tempo ele me disse que pensava em tirar a própria vida se não mudasse esse ano (começamos a nos falar no ano novo), e eu fiquei super preocupada assim que passei meu whatsapp. Depois ele nunca mais falou sobre.

Só que ontem de madrugada ele postou um textão no status do whatsapp falando sobre todo o drama dele de ser sozinho, pedindo desculpas porque ele se afasta, pelo bloqueio emocional e a incapacidade de manter relações.

Eu mandei mensagem super preocupada e ele foi super evasivo nesse assunto como sempre. Orei muito a Deus pra que nada acontecesse. Ele disse que não tinha motivos pra me preocupar.

Eu gosto muito dele e já considero bastante, não gostaria de me afastar e reforçar essa ideia que ele tem de que sempre acaba sozinho, e ele sabe que é por falta de esforço dele, mas comigo não há cobrança, falamos normalmente.

Sinto muita pena dele se sentir assim, queria que ele tivesse motivação pra procurar ajuda.

O que vocês fariam?

elas perguntam
7 4
eles respondem
anônimo
03/06/2024 12h26
Você já deu toda a ajuda possível e ele ainda não quer se ajudar. Tem momentos que precisamos deixar acontecer o que tiver que acontecer. Acredito que nesse momento, já que gosta dele, esteja aberta quando ele precisar de ajuda.
anônimo
03/06/2024 12h24
Vou esperar sair o filme, muita coisa pra ler
03/06/2024 12h44
Ele não te faz bem, melhor vazar
03/06/2024 12h57
É impossível ajudar quem não quer ser ajudado.
anônimo
03/06/2024 13h55
Credo, me vi um pouco nele.
Se não quiser, não precisa se afastar dele, mas se ele não quer os conselhos e tals, só não deve insistir, é bom acompanhar ele.
03/06/2024 14h01
Como já disseram em outras respostas, a pessoa precisa querer se ajudar em vez de reclamar. Não há nada que você possa fazer, é apenas mais uma pessoa sofrendo (você) pelo problema de outra.
03/06/2024 14h04
existe tratamento, terapia, remedio, até grupo de ajuda, mas se em primeiro lugar a pessoas não querer ser ajudada, de nada adianta, temos que tirar força de onde as vezes nem tem pra dar o primeiro passo, senão não sai do lugar ...
elas respondem
03/06/2024 12h40
Já me afastei de uma pessoa assim. Me desgasta muito, não sei lidar
03/06/2024 13h49
Vcs gostam de problemas, meu Deus. Se afaste dele, se preocupe com vc.
anônima
03/06/2024 13h58
Você que sabe.
anônima
03/06/2024 14h01
Na boa?
Eu fujo de problema e de gente problematica.
Sou uma pessoal tranquila, que adora a viver…
Pessoas nesse perfil desse cara aí minam minha energia.
Zero paciência pra lidar e conviver com alguém assim.

Vc fica atrás dele querendo salvar a pátria, não consegue perceber que isso não cabe a vc? Primeiro que o cara não é nada seu, segundo que ele não quer se ajudado.

Saia disso o mais rápido antes de foda seu psicológico