Na verdade não. Com a nova e histórica Reforma Tributária O Brasil deixa de tributar cinco impostos para tributária 3.
Reforma esta que teve forte oposição de políticos que provavelmente você elegeu.
O sistema tributário do nosso país faz com que pessoas de até renda média paguem mais impostos do quem ganha mais, além do modelo anterior ser difuso.
Em nenhum lugar do planeta há isenção de impostos ou isenção de taxas. Exceto na Nárnia.
Não há aumento de preços generalizados exceto em algumas mercadorias importadas obviamente devido a conflitos geopolíticos e produtos sazonais. Fato esse que ocorre no planeta inteiro.
Fato esse que está evidente na inflação do nosso país que vive um período estável. Para quem não sabe quando há esse tipo de crise que o autor está tentando dizer a inflação real aumenta consideravelmente, não está acontecendo.
Mas sim, há uma extorsão herdada sobre os juros. Estamos pagando um dos juros mais altos do planeta sem que haja qualquer motivo plausível para isso. Quero dizer motivo plausível há: o rentismo que lucra muito com juros altos do nosso país. Os bancos que lucram alto com a União cobrindo as suas reservas. Mas é daí? A independência do banco central não deve ter nenhum impacto direto na economia e no consumo do povo brasileiro, já que eu não vejo lamentações daqueles que votam nos mesmos políticos que ferram com eles, este tipo de reclamação ou prevem uma catástrofe! Nada, nadinha!
A economia está crescendo, inflação controlada desemprego reduzindo. Se ainda assim o cenário é apocalíptico, talvez seja o caso de pensar em imigrar para a Argentina a proposta de país ideal parece ser semelhante a do catatrofismo narninico.