Que tipo de pensamento intrusivo? Chega ser obsessivo? Se te causa transtorno e compulsão é tratável quimicamente. Se for algo sobre sua aparência que te leve a sei lá um quadro de bulimia ou anorexia, é tratável também. Tem que ver a intensidade disso aí.. Se for o caso, busca um médico, a gente evita e evita, mas tem solução.
Todo mundo tem seus momentos de insegurança, eu busco apoio em entes queridos, na minha esposa, na minha mãe, e eu faço psicoterapia também, ter alguém para falar e te dá uma outra opinião é muito bom para desanuviar as tempestades da mente.
Existe uma terceira opção, fazer arte, pode ser um desenho, uma escrita, um poema, uma música, uma pintura, você pode encenar e falar sozinha como um teatro. Quando a gente pega alguma questão nossa que nós angústia e contemos isso em um signo, no caso, uma obra de arte, a coisa de alguma maneira se apazigua dentro da gente e toma uma forma material. Esse recurso já me salvou em momentos desesperadores. O fazer arte é terapêutico e o fruir arte também nos apazigua, suas questões entram em ressonância com uma obra de um outro ser humano artista que talvez experienciou as mesmas questões que você, normalmente a maioria recorre a obras audiovisuais, as vezes áudio, ou seja musica.
Procura uns filmes bem confort para assistir te indico alguns aqui, todos tem na Netflix, espero que você tenha acesso, ou você busca algum streaming pirata:
- Meu amigo extraordinário
- Não Te Preocupes, Não Irá Longe a Pé
- O som do silêncio
- Não Posso Viver sem Você
- O estagiário
Outros classicos, fora do streaming:
- Um sonho de liberdade (muito classico, uma obra prima)
- Uma mente brilhante
Tem vários, busque algo assim, meus conselhos.
A gente sofre mais com o medo de sofrer do que encarar a coisa de frente, é uma constante humana.