Não é um vestibular conteudista chato como o vestibular próprio de algumas Universidades Estaduais.
É interessante o modelo interdisciplinar das questões e o sistema de TRI que eles aplicam.
o que é ser justo?
se tu falar sobre media.. acho que no enem é usada a ponderada..
mas se tu ir por esse modo, olha só...temos a média aritmética ponderada, a média aritmética simples, a média geométrica, a mediana e a moda, e a própria média harmônica... (google).
Cada uma que vc escolher aí pode variar o que vc acha justo.. tipo a questão de dividir pedaços de bolo kakakak..
o enem vai testar como foi seu ensino médio kakaka
ou seja.. uma merda.
a questão não é sobre enem... mas a base..
sobre eficácia.. se os alunos estiverem se formando.. sim. foi eficaz.. se a galera se fodeu sem concluir o curso.. falhou..
tem que analisar os dados desde quando existe enem até hoje pra saber sobre a eficácia.. apesar que há diferença entre eficácia, efetividade e eficiência..
veja aí o que vc quer
A redação deveria ser limitada a apenas a uma avaliação do conhecimento linguístico e domínio da língua portuguesa, sem contar que o governo empurra temas são totalmente desinteressantes que força os estudantes opinar sobre coisas totalmente irrelevantes ao que deveria ser um teste avaliativo do ensino médio.
É mais uma prova de resistência do que qualquer outra coisa, vc pode saber toda matéria e mesmo assim chegar em um ponto em q está tão exausto q já não consegue mais raciocinar, acho o número de questões muito exagerado.
Não é sobre ser o melhor, é o que dá para fazer no Brasil.
O melhor talvez seria avaliar todo o desempenho do aluno ao longo dos anos na escola, mas imagina o trabalho...