Paternalismo é quando alguém limita a liberdade ou a autonomia de outra pessoa "para o bem dela", muitas vezes contra a vontade dessa pessoa e com uma atitude de superioridade. O termo é usado de forma pejorativa, especialmente quando aplicado a adultos, tratando-os como crianças. O termo "paternalismo" deriva do latim "pater", que significa "pai". A palavra foi incorporada ao português a partir do francês "paternalisme", que também se origina do latim.

elas perguntam
4 3
eles respondem
15/06/2024 22h28
Não dou liberdade para isso.
anônimo
15/06/2024 22h38
Não
elas respondem
anônima
15/06/2024 22h11
Apesar de me amarem incondicionalmente, sim.

Meus pais sempre foram muito mais que cuidadosos, até os dezoito anos minha mãe não deixava nem eu escolher minhas próprias roupas. Mas isso não foi algo que atrapalhou nossa relação, ao contrário, somos muito unidos e felizes.

Sempre fui uma filha obediente e submissa a vontade dos meus superiores (pais, avós e tios), mas isso, de certo modo, também me aprisionava em vontades e sonhos que não me pertenciam, além de claro, comprometer minha autoconfiança e independência.

Por isso, quando entendi que o amor familiar que sempre me “aqueceu”, estava regredindo o que era pra ser meu progresso, pedi permissão aos meus pais para mudar de estado e (re)começar minha vida.

Graças a Deus hoje sou uma mulher em processo de maturidade, mas muito forte e independente, e tudo isso sem perder o amor dos meus pais e sem precisar desonrá-los ou me esvair do cuidado deles.
anônima
05/06/2024 19h04
É cada termo novo que essa geração inventa
anônima
15/06/2024 22h36
Quase nada. Dps que entrei na faculdade ela se acostumou comigo chegando tarde e as vezes nem pergunta nada. As vezes eu mesma sinto falta de ter alguém preocupado com minha ausência. Já meu pai nem vive comigo então sem chance