No dicionário dicio.com.br é escrito:

transladar: Transmitir ou transcrever de um idioma para outro, traduzir: o tradutor transladou um poema escrito em inglês para a língua francesa.

Que sentindo tem a palavra transladar?

A palavra é usual?

eles perguntam
2 3
elas respondem
11/06/2024 08h33
Que estranho, eu jurava que isso é falso cognato!
Já que no inglês traduzir é translate.
Pra mim transladar é apenas sobre transportar alguém ou algo e não tem nada a ver com tradução. Aliás, primeira vez que vejo relação entre traduzir e transladar.
11/06/2024 07h45
Obg, anotado.
eles respondem
11/06/2024 08h48
Em português, usa-se "transladar" ou "trasladar" (as duas formas estão corretas e são sinônimos) por exemplo, para transportar o corpo de uma pessoa morta em outro país de volta à sua terra natal para ser sepultado, ou aquele serviço de transporte de viajantes entre hotéis e aeroportos.
Nada que ver com "traduzir" de um idioma para outro.