Eu sempre soube que no sul tinha muita gente branca. Mas pra mim isso era exclusividade deles. Porém, viajando pelo Brasil, essas duas cidades, principalmente natal, me chamaram a atenção. Eu juro que eu nunca vi tanta gente ruiva no Brasil como na capital do Rio grande do norte. Fiquei empresionado. Nunca achei que uma cidade do nordeste teria tantos brancos, ainda mais ruivos que são raros. E são ruivos de verdades, não é nem pintado. E sobre Santos, confesso que fui numa parte da cidade que me fez pensar ser a Europa. Foi num evento e literalmente a cidade parece ter apenas idosos brancos e mulheres idosas loiras com o fenotipo parecido com italiano. Tirei até foto.

eles perguntam
2 6
elas respondem
anônima
13/06/2024 03h33
Não sei! Mas eu acho que nós que temos esse preconceito de achar que só no sul e sudeste tem ruivas, loiras e brancas. O Brasil é muito grande assim como os Estados Unidos e tem gente de todo tipo em todos lugares!
anônima
12/06/2024 20h19
Natal foi colônia holandesa por um curto período e recebeu militares americanos por um período menor ainda na segunda guerra, não sei se o segundo caso teve tanto impacto assim... Quando morei no RN, eu via muito mais brancos no interior do que em Natal.
eles respondem
12/06/2024 23h02
Boa pergunta, vá atrás de respostas e volte aqui.
12/06/2024 23h18
Em Santos, eu vi de tudo. Mas no nordeste, no sertão da Bahia para cima, até o Ceará, há muita branca igual um polaco.

Muitos se pensam que são os descendentes de holandeses, mas eles ficaram pouco tempo e sua descendência foi muito pouca.

Boa parte dos Brancos nordestinos são do norte de Portugal, de minhota e alguns da Galícia (Espanha )essas regiões foram ocupadas pelos celtas, germanos em um período, é onde tem mais loiros em Portugal.

Muitos eram cristãos novos, judeus sefaradita convertidos ao cristianismo, porém, muitos ainda mantinham as tradições judaicas, uma delas era a endogomia (casamento entre parentes) uma que para manter a linha genética deles, outras era para as terras continuarem nome da família nas heranças, ou seja, eles poucos ou nada misturados com os negros e nativos do Brasil.

Minha família paterna é pernambucana, a família de meu avô só tinha brancos e igual neve, olhos azuis e verdes, minha tia avó, irmã dele, era bem loira e tinha olhos verdes, alguns parentes distante são ruivos de olhos claros.

No sertão nordestino chamamos as pessoas loiros de galego.
12/06/2024 20h26
Passei minha infância e adolescência na cidade de Santos. Geralmente via turistas negros nas praias e na cidade, não como moradores, apenas visitando a cidade. Segundo uma pesquisa divulgada em 2022, a região concentra a menor população negra da baixada. Além do mais, a região se tornou REAÇA.
https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/sp/santos-regiao/noticia/2023/12/22/censo-2022-santos-concentra-a-maior-populacao-branca-da-baixada-santista-e-tem-menos-negros.ghtml

https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/sp/santos-regiao/noticia/2019/04/18/secretario-diz-que-mulatos-sao-mau-carater-e-causa-revolta-na-web-ouca.ghtml
12/06/2024 23h11
Moro no RN e isso tem relação com o período em que os índios foram dizimados pelos portugueses, e pela dominação holandesa, principalmente no interior.

Nossa região recebeu poucos escravos. Mossoró, segunda maior cidade do RN, foi a primeira cidade a libertar os escravos e isso aconteceu pq eles eram poucos na região e não eram importantes para a economia local.

Então, sem escravos e os índios dizimadas. Sobrou maioria de gente de pele branca.

Tivemos base aérea americana, sendo a maior da América latina e contava com mais americanos que nativos brasileiro, isso foi durante a segunda guerra mundial.
Colonização portuguesa
Domínio holandês por 12 anos

Isso implicou muito na população.
12/06/2024 20h20
Colônia nazista no século XIII