Meu avô tinha uma casa no nome dele. Ele morava junto com uma mulher (que não era minha avó). Essa mulher tinha um filho de um casamento anterior e meu avô tinha cinco filhos.
Agora a esposa dele tá doente em estado terminal. A questão q fica é: como fica a divisão do valor da casa?
50% p filho dela e os outros 50% divido entre os cinco filhos dele?

elas perguntam
4 2
eles respondem
17/06/2024 10h21
Seu avô está vivo?
17/06/2024 10h25
Se houver a mudança no Código Civil sobre heranças, os cônjuges não serão mais herdeiros necessários, apenas os filhos.
A casa está no nome do seu avô, portanto, apenas os filhos dele terão direito quando ele morrer. A morte dela não altera nada sobre isso, apenas disponibilizará o imóvel para os herdeiros, filhos do seu avô, fazerem o que bem entenderem com ele.

Lembrando que a esposa do seu avô é apenas meeira (a meação é o direito vitalício de habitação na casa que moravam juntos) da casa, não herdeira, logo, não poderá transmitir uma herança que não existe para ela aos filhos dela. Apenas os filhos dele são herdeiros.
17/06/2024 11h03
Depende do regime de bens adotado no casamento, se for regime universal de bens, todos os bens serão divididos, sendo 50% para os filhos dela e os outros 50% para o seu avo. Se for comunhão parcial, somente aquilo adquirido após o casamento será dividido.
No entanto, vc só disse que eles moravam juntos e não que eram casados, então presumo que eram amigados (união estável). Se seu avô ou a mulher dele tinham mais de 70 anos quando amigaram, mesmo que seja só união estável, o regime considerado para fins de inventário será de separação obrigatória e os filhos dela não terão direito. Se nenhum deles tinham mais de 70 anos, o regime adotado será de comunhão parcial de bens, ai a divisão será na forma como eu disse antes.
17/06/2024 11h06
Seu avô era Redpill?
Porque se ele foi minimamente esperto deveria ter feito um contrato de separação total de bens.
elas respondem
17/06/2024 10h18
Depende do regime de bens que eles eram casados. E também é importante saber se ele se tornou titular da casa antes ou depois desse casamento
anônima
17/06/2024 11h39
Acho que o melhor é vc consultar um advogado especializado