Não usemos de meias-palavras: o Brasil está emburrecendo, ficando mais estúpido e ignorante, de acordo com todos os rankings internacionais que medem as capacidades cognitivas dos nossos jovens.

Burrice, estupidez e ignorância são processos cumulativos. Ou seja, elas não vêm de hoje, nem de ontem ou de anteontem. Vêm de décadas.

O último ranking internacional que mostra como somos um país de asnos é o teste do Pisa que avalia pensamento criativo de adolescentes de 15 anos, cujos resultados foram divulgados hoje. Foi a primeira vez que esse ponto foi abordado pelo programa internacional de avaliação de alunos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Entre 64 países, ficamos na 49ª posição, na mesma zona de classificação vexaminosa do Peru, da Arábia Saudita e do Cazaquistão, entre outros celeiros de inteligência e conhecimento.

O teste de pensamento criativo não exigiu do adolescente que fosse um Einstein, apenas que ficasse um ou dois degraus acima de quem tenta tomar sorvete de casquinha pela testa.

Tratava-se de escrever um texto sobre a importância das abelhas, dar sugestões para uma biblioteca ficar mais acessível a pessoas com deficiência, desenhar um pôster sobre o espaço e escrever um diminuto diálogo entre o planeta Terra e o Sol ( seis balõezinhos de história em quadrinhos).

Fonte: metrópole

O que acha dessa constatação?

eles perguntam
6 19
elas respondem
19/06/2024 01h20
sim, vc é um asno
19/06/2024 07h03
Sim eu e o resto do país somos asnos e vc gênio super dotado.
19/06/2024 03h00
Pensei que ia ler uma novidade
anônima
18/06/2024 23h43
Qual a surpresa? Ainda não entendi KKKKKk
19/06/2024 00h09
Telas em excesso dentre outros fatores
anônima
19/06/2024 01h32
Ora, ora, parece que se informar no ZAP ZAP não é tão bom assim.

Óbvio que estamos emburrecendo.
Na minha época as crianças brincavam, assistiam desenhos educativos, as músicas tinham uma série de palavras, enfim, eram poucas opções mas eram boas opções.
Hoje em dia é um chorume nas redes sociais, ninguém mais assiste um programa bom na tv pra se distrair, enfim.
Sem contar que a extrema direita detesta educaçã e cultura.
eles respondem
18/06/2024 23h31
Há quem diga que os adolescentes de hoje são inteligentes! A burrice começa por aí
18/06/2024 23h50
Eh só olhar os nossos representantes no Congresso Nacional para ter certeza que somos um quadrúpede.
anônimo
18/06/2024 23h39
Brasil não é o país que elegeu com 60 milhões de votos um cachaceiro, burro, corrupto, pinguço, larápio, gatuno, corrupto, narcoguerrilheiro, vingativo, presidiário, analfabeto, delinquente, quadrilheiro, assassino, doente, mão leve, energúmeno, terraplanista econômico, ultrapassado, jumento, encantador de jegues, mensaleiro, rato, bebum, biriteiro, despudorado, ligado ao crime organizado chamado Lula da Silva?

Acredito que já é senso comum que o brasileiro em grande maioria é burro.
18/06/2024 23h52
A Direita tá há anos destruindo a educação, esse resultado aí tá bom até.
anônimo
19/06/2024 00h07
Um país de asnos, cornos e piranhas.
19/06/2024 01h23
Paulo Freire sorri do inferno quando lê uma notícia dessas :)
anônimo
19/06/2024 00h09
Quem é vangloriado no Brasil são os funkeiros e não as pessoas mais inteligentes
anônimo
19/06/2024 01h24
bem vindo ao time, vc será o capitão
anônimo
19/06/2024 09h01
O fato de você ser petista é a prova viva disso.
18/06/2024 23h57
https://www.sinesp.org.br/noticias/educacao-na-midia/18179-o-que-e-o-pisa-e-por-quais-razoes-o-brasil-vai-mal-desde-a-primeira-edicao
olhando aqui que a prova foi em 2022...
a última.. 11 mil adolescentes..
com a politica brasileira tratando a educação como base para permanência da maioria no estado de pobreza..

não estou vendo nenhuma novidade.
o número de evasão escolar tem aumentado..
Não vejo como país asno só por isso.
Mas ta tarde.
vou mexer com isso não
anônimo
18/06/2024 23h42
E esse jornaleco acha que tá ajudando. As coisas só vão melhorar quando reconhecerem o valor de uma aristocracia natural e abandonarem essa ideia defunta, de fracassada que é, de democratizar o acesso à educação. Formam-se cada vez mais profissionais analfabetos com políticas de aprovação automática e inserção de imbecis no ensino superior. Diploma não vale mais bosta nenhuma. Doutores de filosofia que NADA sabem sobre filosofia da ciência ou epistemologia. Fodam-se as abelhas e a acessibilidade. Os próprios instrumentos avaliativos desse teste aí já são concebidos ideologicamente e partem de um conjunto de valores específicos de uma visão de mundo, sendo, portanto, inúteis. Foda-se a conscientização. A última coisa de que precisamos é de pessoas sendo spoonfed, que recebem coisas de mão beijada. Estude quem quiser, em vez de manter essas diretrizes falidas que ditam a todos a necessidade de ir para a escola. O único efeito concreto e mensurável da democratização é esse: quem é bom se torna invisível em meio aos preguiçosos inúteis.
19/06/2024 01h51
O Brasil tem tantos problemas que é até difícil de enumera-los.

Perdemos feio em educação, segurança pública, eficiência regulatória, sistema jurídico, integridade do governo, produtividade, competitividade e infraestrutura.

Dai chega na eleição, e o povo escolhe quem pensa nessas coisas? Não, vota no cara que promete picanha, cervejinha e bolsa família.
19/06/2024 03h54
O país da putaria, churrasco, bebedeira e corrupção iria ser diferente? Kkkk n né
anônimo
18/06/2024 23h48
O teste, se for verdadeiro, não quer dizer que um jovem de 15 anos não possa melhorar.
Mas sempre sou otimista com o futuro, talvez a coletividade possa compensar qualquer dificuldade de seus indivíduos.
anônimo
19/06/2024 01h56
Sim
19/06/2024 01h54
Que tristeza é a minha vida, 1:49 da manhã e acabei de chegar do trabalho. Vou ficar olhando pra tela e lendo essas tretas de zig, charles, a loira la, e sei la mais quem.

Que vida ruimmmmmmmmm.
19/06/2024 09h19
O que o excesso de informação não faz, não é mesmo?

Enfim, essa nova geração acessando precocemente tablets, smartphones, a internet e em consequência disto, acessando informações absurdas, obtusas, falsas criadas por pessoas sem escrúpulos ou mesmo sem qualquer instrução de vida, além de alguns partidos mal intencionados disseminando falsas informações e fazendo lavagem cerebral com discursos populistas afim de perpetuarem no poder.