Você passar a maior parte da sua vida negando a viver honestamente sendo vc mesmo, e deixando que falsas aparências sejam mais relevantes a depender do ambiente que está.
Quantas vezes você se trai por dia ao negar a si mesmo em detrimento à sociedade, religião, agradar ao outro, medo...?
Quanto você vive de verdade quem é vc quando ninguém está vendo?
Quanto vc vive de verdade quem é você perante aos outros?
Quanto vc se trai so pra ter alguém ao seu lado?
Se sim, por que você não para de trair?

eles perguntam
4 7
elas respondem
anônima
19/06/2024 09h19
Depende. Existe as pessoas que se enganam mesmo. Mas viver em sociedade exige certas concessões.

O segredo é saber distinguir o que é parte de uma escolha por um bem maior e o que é desnecessário.

O comum é a confusão entre os dois, com pessoas se recusando a aceitar as obrigações e tornando em obrigação o que é uma escolha individual.
19/06/2024 15h32
Sim. São traições que inevitavelmente cometeremos ao longo da nossa existência.
20/06/2024 15h06
E escolher não trair a si mesmo, ser verdadeiro consigo em tudo traria quais consequências???

Uma pessoa que nao se submete às regras sociais teria condições de conviver em sociedade?

São escolhas, meu chapa. O ser humano sempre vai buscar o conforto e a perpetuação da própria espécie, é seu instinto mais primitivo. É em busca disso que a sociedade se organiza, avança tecnologicamente, pratica sua cultura.

Em busca de conforto e perpetuação ele trai a si mesmo, trai os outros, é falso em diversas situações, engana, aceita ser enganado e se submete à uma vida de privações.

A questão não é por quê o ser humano trai a si mesmo, mas sim para quê.
19/06/2024 09h06
Obrigada pela reflexão
eles respondem
19/06/2024 09h12
Ótima reflexão!

A gente trai a si mesmo o tempo todo, ou a maior parte do tempo, e muitas vezes inconscientemente, afim de manter certas aparências para se encaixar em algum padrão preestabelecido pela sociedade ou em algum grupo em que estamos inseridos.
Mas, hoje vemos algumas pessoas se "rebelando" e passando a ser si mesmo, viver mais por si, enfim....
anônimo
19/06/2024 09h31
sim, é traição masturbar mulher casada sendo casado
19/06/2024 14h49
Só existe esse tipo de traição aí, trair a si mesmo, todo é resto é só consequência disso.
anônimo
19/06/2024 15h31
Permeando as vicissitudes da autenticidade, obscurece-se a verdadeira essência, envolto em véus de convenções e semblantes efêmeros. Quão frequentemente se auto-burla ao obsequiar-se à máscara da conformidade social? Quão profundamente ousa mergulhar na própria essência quando o manto público é retirado? Quão frequentemente se subtrai em prol do conforto relacional? Indagações que sussurram no vórtice da identidade, implorando uma introspecção sem máculas.
anônimo
20/06/2024 16h43
Que sonera
20/06/2024 16h47
Depende se o que eu quero é bom ou ruim segundo os meus valores. Se eu julgar que é ruim, é melhor eu fazer o contrário.