Sempre tiveram, a diferença é que antigamente não era tão discutido como atualmente.
19/06/2024 15h52
Sempre existiu, a questão é que antigamente pouco se falava sobre saúde mental somente casos extremos e mesmo assim era 2 ou 1 normal ou maluco. Hoje em dia sabe-se mais sobre psiquiatria e intervenção.
Eu tenho uma tia que sempre tem surtos psicóticos e só foi ser diagnosticada recentemente, passou a a vida toda sem diagnóstico algum.
Wy-
19/06/2024 15h13
kkkkkk muito boa a piada
19/06/2024 17h49
Antigamente devia ter, mas era ignorado pela falta de conhecimento...
Igual a epilepsia, na idade média atiravam pessoas epiléticas para água fria pq achavam que tinham um demónio... Logo seria um exorcismo...

Mas acho que o facto de as pessoas saberem sobre isso faz com que não sintam a necessidade de controlar, de alguma forma, esconder etc... Logo parece mais e ainda tem os adolescentes que gostam de ter tudo e de não ter nada.
19/06/2024 17h52
Sempre existiu sempre tiveram
eles respondem
19/06/2024 15h16
Tinham sim
19/06/2024 15h29
Não descarto a possibilidade de que a internet, e as redes sociais, podem ter potencializado isso, mas as pessoas de antigamente também sofriam com ansiedade e depressão.
Aliás, na época da primeira revolução industrial, deve ter sido muitíssimo pior do que é agora...
19/06/2024 15h42
Antigamente, tinha sim mas era bem menos que hoje, levando em conta a exposição do problema, que hoje é muito maior e leva muita gente a fazer "autodiagnósticos" sem ter, de fato, o problema. Muitos usam isso como muleta para suas fraquezas de personalidade, falta de atitude, inabilidade para lidar com frustrações comuns, etc.

Muitas personalidades famosas da história sofriam realmente de depressão. Van Gogh, Santos Dumont, Marylin Monroe, Kurt Cobain, etc., bem antes de existir internet como conhecemos.