Ter um animal de estimação exige cuidado, tempo e uma condição financeira favorável.
Dependendo do problema, do porte do animal e do vet. que você escolher, os gastos podem ser sim bem elevados.
Por isso é importante se programar e guardar um dinheirinho para emergências. Sei que nem todos tem muito dinheiro para poupar, mas cinquenta reais que você conseguir guardar por mês já vai fazer uma bela diferença numa situação de emergência.
Tem gente que reclama dizendo que não sobra dinheiro, mas dai você vai ver a qualidade dos gastos dessa pessoa, e a criatura gasta dinheiro com cerveja, jogos de celular e outras imbecilidades.
Também não adianta ter dinheiro e não ter tempo. Um animal não é como um bichinho de pelúcia que fica ali como enfeite, é um animal que precisa de atenção, estímulos e carinho. Caso contrário, o animal pode ficar doente, triste e acabar morrendo precocemente, além de ter uma vida infeliz, é claro.
Ter um animal de estimação é muita responsabilidade, se a pessoa não tiver responsabilidade e disposição, melhor não ter mesmo, independente da condição financeira.
Eu super apoio os pobres a adotarem e ajudar a diminuir a população de animais abandonados, mas comprar é burrice. Depois se o cachorro precisar de atendimento médico, fica fazendo vaquinha e rifa na internet.