eles respondem
Libertarianismo não é sobre liberdade individual, e sim sobre propriedade.
Você é livre para fazer o que quiser com a sua propriedade, desde que não viole a propriedade alheia.
Você é proprietário do seu corpo e das coisas às quais incorpora seu trabalho, desde que não alugue ou venda o seu trabalho para outra pessoa. Essas coisas você pode trocar pelo produto do trabalho de outras pessoas, como bem entenderem.
Você só é livre na medida dessa propriedade.
Claro que tudo há limites, caso contrário vira bagunça, anarquia...
Mas sim, no geral, eu simpatizo com as ideias de liberdades individuais e econômica.
Acredito que cada um é dono do seu próprio ser e não deve ser submetido a uma sabatina do estado sempre que quiser fazer alguma coisa com a sua própria vida.
Infelizmente é uma ideia que vem morrendo e o estado, o governo, vem tomando conta da nossa vida cada vez mais, seja financeiramente ou socialmente.
Cerceando as liberdades de expressão e de como você pode ou não ganhar ou gastar dinheiro.
Os países mais ricos e desenvolvidos cresceram através desse pensamento, através da livre iniciativa, seja a Suíça, EUA e até um país que há pouco tempo era pobre chamado Singapura.
Finalmente, um assunto interessante.
Gostei de ver os jovens citando Hoppe, Jesus Huerta, Walter Block, dentre outros nomes do libertarianismo. Até já foi dito o que eu diria.
O ponto inicial do libertarianismo é a propriedade privada, começando pela autopropriedade que é o próprio corpo do indivíduo e o fato dele não poder iniciar agressão ou ser agredido, à partir daí, exercer toda sua liberdade sem qualquer tipo de coerção, em contratos voluntários.
A cada dia, exemplos não faltam, o mundo se vira mais para as livres relações entre indivíduos, dispensando a intromissão de terceiros alheios não solicitados (estados, governos, máfias em geral). Tudo potencializado pela informação descentralizada e distribuída trazida pela evolução da tecnologia. A visão estatista de sociedade vai se tornando cada vez mais retrógrada e ineficiente para solucionar problemas.
Conceitos abstratos e vazios como "democracia" já não servem mais ao que se propunham, mostram falhas gritantes e incontornáveis. Não há mais a necessidade de líderes impostos, apenas os naturais.
Não que o libertarianismo seja a solução para tudo ou que fará do mundo um paraiso, há que se aliar à moral, à ética e a confiança, princípio básico para estabelecimento de relações.
pode dar o toba ninguem vai te acusar de nada
Burrice. Retira o Estado e todo o poder passa a ser exercido por indivíduos poderosos, o que é muito pior