Não tô falando que não é pra fazer nada.
Mas tipo, e se reconstruir e daqui há uns 5 anos der merda de novo?
Ao invés de o governo gastar verbas para a reconstrução não seria mais viável declarar a extinção de algumas das cidades, proibir de habitarem lá, e dar novas terras e estrutura para fazer novas cidades em outros lugares?
Tipo Chernobil. Você acaba com a cidade, isola ela e manda a população para outro lugar para evitar mais tragédia.

eles perguntam
1 11
elas respondem
23/06/2024 20h27
Seria uma solução simples para um problema complexo. As pessoas não perderiam só suas terras e casas mas também a cultura.
As regiões afetadas geram economia para o RS bem como para o país. Além disso ocorreu o que ocorreu no RS devido a consecutivas negligências de gestores.
Alocação de recursos para reconstrução se faz necessário mas a conscientização da população com relação a questões climáticas e fiscalização dos gestores é muito mais importante, para prevenção e mitigação de eventos climáticos como o ocorrido no RS.
eles respondem
23/06/2024 19h29
Algumas áreas do vale do Taquari acho que realmente deveriam ser desocupadas sim, mas são poucas.

Precisamos é de um projeto bom para que os efeitos das chuvas não sejam tão grandes, tem muitas cidades onde é viável evitar o alagamento, Porto Alegre por exemplo já tem um sistema ótimo, mas a falta de manutenção e de preparo na operação foi um fiasco.

Já se passaram 20 dias que a água baixou e a capital ainda não fez nada pra colocar o sistema de comportas em dia, é um vexame a administração da cidade, temos previsão de mais chuva, o Guaíba pode subir novamente e o sistema continua abandonado.
23/06/2024 19h41
se não ajudar, esses cabeça ovalada vão migrar tudo pro nordeste virar problema social atras de oportunidade
melhor reconstruir
23/06/2024 19h20
Véi, na boa, cê é louco!
23/06/2024 19h22
Aí teria que acabar com o estado todo, assim como com Santa Catarina que também tem histórico de catástrofes com chuvas.
E aos que são separatistas, aproveitem para mudar para outro país ou reconstruírem seu próprio estado.
23/06/2024 19h23
A pergunta principal: mandar onde?
23/06/2024 22h22
Não, isso é falta de planejamento. Várias cidades da China tiveram problemas com enchentes no passado, até eles criarem as famosas "cidades esponjas". Ou seja, quando querem resolver, resolvem.
anônimo
23/06/2024 19h20
por mim joga td fora
23/06/2024 19h31
Se preocupa não. Pelo andar da carroça é provável que não tenha água o bastante em um futuro próximo pra causar enchentes.
anônimo
23/06/2024 19h38
O certo seria reconstruir em locais que respeitam o espaço dos rios quando enchem.
Mas humanos gostam de perigo e tragedias anunciadas.
23/06/2024 20h16
Compensa sim. Principalmente áreas como porto alegre e algumas do vale do Taquari. Rodovias importantes que foram investidos muita grana.
Mas algumas poucas áreas isoladas, melhor ajusta ali os recursos e remanejar a galera