Existe uma catequese pra adultos?

elas perguntam
11 12
eles respondem
24/06/2024 17h40
Comece parando de protestar.
24/06/2024 18h44
Existe. Bem legal. Cê faz todos os sacramentos. Batismo, eucaristia, crisma.

Eu fiz depois de adulto e foi uma das minhas melhores experiências. Cê aprende tudo desde as coisas mais simples, as cores dos anos, o significado dos ritos. Eu nem sabia como se rezava o terço. Ali é o local para aprender desde o básico do básico. Havia começado quando criança mas me mudei e acabei deixando pra lá.

Estudar depois de adulto me fez ver coisas sob uma perspectiva e profundidade que provavelmente não teria dado importância quando criança. Se eu pudesse dar um conselho diria que fazer a catequese depois de adulto é bem mais interessante e gratificante. Até hoje lembro da minha primeira confissão.

Minha mãe é católica, meu pai crente. Eu era aquele cara que acompanhava a mãe de vez em nunca, ela nunca me forçou. No tempo certo as coisas fluem, calhou que eu fui convidado para ser padrinho do meu sobrinho então tive que correr atrás dos sacramentos. Eu sempre me senti estranho, como um forasteiro na igreja, o pessoal indo receber a hóstia e eu só olhando. Fazer todos os sacramentos te faz sentir mais pertencente à igreja. Parece algo bobo mas faz muita diferença.

Você vai precisar escolher um padrinho ou madrinha pro batismo e um padrinho ou madrinha pro crisma. Pro crisma precisa ser alguém já crismado, é meio chato correr atrás caso a pessoa não tenha a certidão. A minha madrinha teve que provar com uma foto do crisma dela para a curia da arquidiocese, para eles emitirem uma nova certidão para ela.

A catequese de adulto geralmente dura cerca de um ano. Eu tive muita sorte que a minha foi em menos de um semestre, mas nos encontrávamos duas vezes na semana e uma aula aos sábados, o padre orientava às catequistas a marcar encontros, tinha dever de casa. Foi bastante intenso, na maioria das igrejas é uma aula por sábado, dá umas 3 ou 4 por mês. No meu caso a cada 3 dias mais ou menos já havia alguma aula. Fiz bons amigos na minha turma.

Força e paz na sua caminhada.
anônimo
24/06/2024 17h43
Existe, sim! Há turmas para adultos. O primeiro passo é se inscrever, daí se você tiver sido batizada em uma igreja protestante você fala com o instrutor sobre a sua trajetória, diz de qual denominação você vem, assim a Igreja consegue verificar se o seu batismo foi válido ou não. Se não foi, aí você vai ser batizada e fazer a primeira eucaristia. Em alguns casos, pode ser até batizada, fazer a primeira eucaristia e até a crisma ao mesmo tempo.
anônimo
24/06/2024 17h41
Chupa a jeba do padre.
24/06/2024 18h13
Uai, vai sair da igreja evangélica por qual motivo?
24/06/2024 18h17
É só ir a igreja
24/06/2024 18h48
Não inicie. Será um erro. A Bíblia é bem clara que não se deve adorar imagens de escultura.

3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

Êxodo: 20:3-5
24/06/2024 17h37
Deve ter
24/06/2024 20h24
vc pode começar a frequêntar espaços católicos, comprar a bíblia católica e fazer pesquisas a respeito, como vc já seguia uma religião cristã, creio eu que vc deve conseguir se ambientar com facilidade, boa sorte!! :)
24/06/2024 20h36
Lendo o Martelo das Feiticeiras, o Monita Secreta que é o manual dos jesuítas (o Papa é jesuíta) e também o livro Reflexões sobre o celibato dos padres.
25/06/2024 13h27
Na minha opinião, se de facto você foi protestante não vale a pena iniciar o catolicismo
elas respondem
anônima
24/06/2024 17h45
Sim. Vai na paróquia mais próxima à sua casa e eles te informam.
24/06/2024 17h46
Olá, primeiramente parabéns pela escolha.
E sim, há catequese para adultos. :)
Procure a igreja católica mais próxima e se informe com o responsável pela comunidade.
Tem sempre um coordenador que vai te colocar em contato com os responsáveis pela catequese.
E geralmente há quadros de avisos nas igrejas, lá tem todas as informações sobre a comunidade e a paróquia responsável pela sua região. ❤️
Sabendo o nome da paróquia já dá pra conseguir muita informação no website e nas redes sociais, o que facilita muito as coisas. :)
24/06/2024 17h45
Sim, existe catequese para adultos! Compre o Catecismo da Igreja Católica e estude. Busque uma paroquia perto da sua casa e escolha um padre que você confia para ser seu diretor espiritual. Na igreja existe um processo de iniciação cristã para adultos, ai você pode ser batizada, se ainda não for, e fazer catequese para ter a primeira comunhão.
24/06/2024 20h39
Moça, que coisa mais linda de se ler!

Meu dia foi tão ruim, horrível pra falar a verdade, e ler sua pergunta agora deixou meu coração quentinho.

Por favor, me chame no privado.
Se quiser posso te enviar meu número de telefone, instagram ou qualquer outra rede social.
Me prontifico a ajudar no que precisar e a te enviar alguns livros em PDFs que tenho a respeito de nossa fé.
24/06/2024 18h13
Sim, existe. Como já disseram aqui, é só procurar a igreja mais próxima ou a que você se sentir melhor.
Mas há muita coisa boa na internet pra você ir estudando também. Procure os vídeos do Prof. Felipe de Aquino (youtube) e você aprenderá muita coisa.
Você fala inglês? Se sim, há muitos recursos sobre o catolicismo em inglês que infelizmente não existem em português.
24/06/2024 18h48
Desista de tudo.
anônima
24/06/2024 18h00
Tu vai largar Jesus sério isso?
Quem salva é Jesus e não Maria
anônima
24/06/2024 18h02
É melhor nem ir pra igreja, ir pra igreja católica é buscar a própria condenação
24/06/2024 18h03
Não faço ideia
anônima
24/06/2024 17h44
Acredito que pelo estudo mesmo. Desde o início do catolicismo até os hábitos de praticantes atuais.
xcx
24/06/2024 20h51
Existe catequese para adultos. Tem que ir na Paróquia perguntar. Geralmente o EJA da catequese leva um ano e já sai com a Crisma.
24/06/2024 20h54
Existe. Procura um padre ou ministra antes.
@noah_ vai saber responder