No Brasil, conforme a Magna Carta, o poder emana do POVO e o STF interpreta e aplica a Constituição, mas sua autoridade vem do ordenamento jurídico estabelecido pelo POVO, através de uma democracia representativa, mas convenhamos: vcs acreditam nisso?

eles perguntam
1 10
elas respondem
26/06/2024 20h44
O povo não sabe nem os seus próprios direitos...vai influenciar em que ...
eles respondem
26/06/2024 18h33
De acordo com o art. 102 da Constituição Federal:

102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição...

Ou seja, o Supremo Tribunal Federal eh o guardião da Constituição. Quem determinou isso foi a própria constituição. O poder constituinte cuja a titularidade eh povo, disse que o STF eh que faz o controle de constitucionalidade e que cabe o STF ser seu guardião.
27/06/2024 02h17
Com esse negócio de dar a chave da constituição na mão de um pequeno grupo de "aristocratas" foi a pior besteira.

Uma cópia mal feita da Suprema Corte americana. Lá, a suprema corte realmente trabalha baseando-se na constituição, mesmo quando é algo que eles não concordam.

Aqui, o STF moldam a constituição a conveniência do momento.

Uma vez li um artigo muito interessante comparando o nosso STF com a corte americana, e o negócio é muito diferente. Por exemplo, enquanto aqui eles dão uma interpretação totalmente diferente da constituição a bel prazer, lá existem muitos exemplos quando a suprema corte trabalhou em medidas impopulares porque a constituição determinava tal coisa, o nível é outro.
anônimo
26/06/2024 18h33
todo poder sempre emana do povo
se o STF tá la conseguindo fazer o que quer é pq o povo n se mobilizou o suficiente para deslegitimá-lo
26/06/2024 19h16
Na prática m, emane do STF, o povo não manda em nada, é tudo escravo, esse papinho é só pra soar um pouco mais poética e passar impressão de país democrático.
26/06/2024 20h04
Emana da covardia e preguiça do povo.
26/06/2024 18h57
Do povo, quem indica o ministro do STF? O Presidente. Quem elege o presidente? O povo…
ffm
26/06/2024 20h24
Historicamente quem tem mais poder nas mãos que manda, e sobre o povo eleger o presidente e assim por tabela eleger o ministro, é meio duvidoso, já que no meu ver a maior parte dos políticos vestem a camisa de uma ideologia (com meros fins políticos) quando na hora H ou se vendem (por pressão e chantagem) ou simplesmente já estavam com más intenções á tempos.
26/06/2024 20h48
Acredito. E vc sabe o que é poder?
26/06/2024 20h48
O poder emana do povo ou do Congresso Nacional?
Ele emana do povo ou do Presidente da República? Que aliás, é o que elege os ministros do stf
Enfim, uma retórica sem pé nem cabeça