Já trabalho na área como programador mas está num momento de muitas demissões em empresas grandes, é uma crise em geral não só nessa área, mas tem empresas utilizando bastante IA.

eles perguntam
2 3
elas respondem
28/06/2024 22h05
Só se for para trabalhar para o exterior.
anônima
28/06/2024 22h02
Obs
eles respondem
anônimo
28/06/2024 22h13
Vale à pena para quem não for um profissional medíocre. É uma área que tende a tornar cada vez mais fácil a vida para quem quer empreender. Ou seja, se você quer abrir um negócio, construir uma presença digital ou ter um e-commerce, que até o passado mais recente compreendia uma grande parte das oportunidades para programadores, isso hoje está muito fácil, com ferramentas como Builder.io, Webflow, Shopify, Strapi, etc.

Coisas que até poucos anos eram complexas, como autenticar usuários com Single Sign-on, compartilhamento de dados e permissões entre diferentes empresas (OAuth2), integração com sistemas de pagamentos, emissão de notas fiscais, etc, hoje já estão disponíveis de tal forma que mesmo uma pessoa relativamente leiga em programação é capaz de implementar se estiver minimamente disposta a ler.

A automação é inevitável e indiscutível, mas a IA é só a cereja do bolo; sozinha ela não faz nada, mas pode contribuir significativamente para encurtar o time to market e melhorar a qualidade do que é produzido. Dev que só sabe centralizar div e fazer CRUD, ou que atua mais como um profissional criativo do que analítico, realmente tende a sumir à medida que os próprios empreendedores puderem materializar suas ideias com plataformas low code.
28/06/2024 22h42
A demissão ocorrem em profissionais não qualificados, se vc for um que sabe resolver problemas e que está em constante evolução dificilmente ficara desempregado. Sobre o uso de IA/Automações elas só são boas em trabalhos repetitivos, pois elas não consegue resolver problemas complexos como um humano consegue, pelo menos não atualmente.

Minha opnião: Vale a pena se vc curte o que faz, a maior dificuldade na minha visão é conseguir a primeria oportunidade, mas depois que vc entra no barco e monta teu currículo é só sucesso.