O capitalismo é bom
A forma com que vivemos atualmente, não
01/07/2024 14h55
O melhor sistema. Pois valoriza a meritocracia.
01/07/2024 14h56
Tem suas falhas é lógico, mas é o melhor que temos .
01/07/2024 15h07
É ótimo
anônimo
01/07/2024 15h14
O capitalismo é bom ,acredito que sem ele alguns estariam em uma situação de pobreza , já forma que vivemos é uma merda
01/07/2024 15h16
Nem vivemos mais no regime capitalista de fato. Hoje em dia os países ocidentais adotam um modelo híbrido entre capitalismo e socialismo. Onde você tem um sistema econômico livre em conjunto com programas sociais abrangentes como educação e saúde gratuitas. Ou melhor dizendo, financiadas pelo governo através de impostos, geralmente altos.

Pesquise sobre o movimento socialismo Fabiano, (think tank), e vai entender o modelo socioeconômico que hoje vigora nos países ocidentais.
01/07/2024 15h23
Até o momento, é o único que funciona, apesar das várias falhas.
01/07/2024 15h44
Como o próprio Marx dizia, o capitalismo é um desenvolvimento natural.
A questão é que justamente por isso é que fica o complicado dizer que ele seja "bom" ou "ruim". Pra mim, é neutro.
Acontece que qualquer sistema vai ser explorado por quem tem capacidade de explorá-lo, e conforme mais poder acumulado, mais fácil fica mantê-lo. A questão é que o sistema bancário que possibilitou o capitalismo é o mesmo que facilitou a manutenção do poder de quem já tem bastante. Como o é diretamente correlacionado a esse acúmulo de poder, a culpa vai pra ele, que é visível, e não ao evento histórico que por algum motivo (provavelmente por ter sido um processo relativamente gradual) não é considerado como uma grande revolução, como a industrial ou a neolítica.
A grande falha do capitalismo é a tendência da centralização de poder, já que o poder se manifesta majoritariamente no dinheiro (apesar de que nos últimos anos o sistema anda criando complexidade de novo, assim como no fim do feudalismo), porque é muito mais fácil segurá-lo em algum banco confiável do que era manter o poder no feudalismo, que era manifestado de uma forma muito mais complexa e menos quantificável.
E a falha do socialismo é substituir o dinheiro pelo poder governamental, que é muito mais instável e naturalmente centralizador. Substituir um sistema cuja falha é a tendência de acúmulo de poder por um literalmente baseado nisso é uma tolice.
Já o anarquismo é uma desconsideração completa dos ímpetos naturais humanos.
01/07/2024 20h48
Homem Primata
Capitalismo Selvagem
01/07/2024 16h59
Foi uma evolução natural do processo histórico de produção, necessário pra acelerar a capacidade produtiva e o aprimoramento técnico-cientifico(alô, revolução industrial). Mas tem uma contradição gravíssima: cada vez mais uns poucos tendo muito e muitos tendo pouco. Concentração de capital(político, financeiro) puxa todo o resto: conflito de classes, crises econômicas, golpes, guerra comercial, militar e tecnologica, instabilidade, divisão internacional do trabalho mantendo o gap do primeiro para o terceiro mundo, precarização. E agora estamos pagando o preço até na questão ambiental: Braskem, Brumadinho, secas, chuvas, queimada, o planeta pedindo misericórdia. Olha as chuvas do RS, é daí pra pior.

Como diziam as senhoritas: o rico cada vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre. E o motivo todo mundo já conhece: é que o de cima sobe e o debaixo desce. Não cai no campo do juízo de valor, bom, mau, bonito, feio. Foi necessário, assim como o é a sua superação.

A forma que vivemos é essa aí. Alienação, isolamento, misantropia. Cada vez mais drogados e usando termos em ingles pra explicar o óbvio: burn out, quiet quiting.... Exploração e luta de classes, caraio hahaha.

As relações sociais são ditadas pelas relações de produção. Todo mundo acha o governo uma merda, os impostos uma merda, os salários uma merda, serviços uma merda, o povo uma merda, os artistas uma merda, a atualidade uma merda, mas o sistema? Ah, é muito bom.

Essa pergunta me lembra do livro do saudoso Mark Fisher, Realismo Capitalista: é mais fácil imaginar o fim do mundo que o fim do capitalismo? É uma análise de como o sistema capitalista molda não apenas a economia, mas nossas relações, cultura e até a forma de pensar. Fica a indicação.

"É nossa tarefa elaborar políticas alternativas às existentes, mantê-las vivas e disponíveis até que o politicamente impossivel se torne politicamente inevitável"
elas respondem
01/07/2024 15h02
Capitalismo é ótimo, o que é péssimo é a panelinha que governa nossa população.