Vet
168  05/07/2024 04h40

Assisti o caso Sylvia Likens contado por Ju Cassini. A Sylvia e a irmã ficaram sob cuidados de Gertrudes pois os pais das meninas eram circenses, o combinado foi que o pai delas deveria pagar uma quantia de dinheiro e por ter ocorrido um atraso. Gertrudes se deu na autoridade de humilhar as irmãs , principalmente a Sylvia. Não vou dar mais detalhes porque pode dar gatilho mas um spoiler. Crianças participaram das torturas e não falavam pra ninguém, Gertrudes escreveu na barriga da Sylvia " sou prostituta e me orgulho disso ". Essa mulher foi presa e recebeu liberdade condicional! Isso é um absurdo!!!

elas perguntam
6 2
eles respondem
anônimo
03/07/2024 11h21
Os sistemas jurídicos tentam (ênfase no tentam) ser justos porém não podemos esquecer que quem constroem as leis e as aplicam são humanos, por isso ocorrem falhas ou abusos por parte das autoridades.
03/07/2024 11h29
Bom, ela foi condenada. Ao menos qualitativamente, a justiça foi justa. Assim, a contenda final revolve a questão quantitativa, isto é, a dosimetria da pena e a progressão de regime.

Mas o que é ser "justo"?

Seria "justo" aplicar uma pena que sacie o sentimento de injustiça da usuária Vet do ElaEle?

Seria "justo" aplicar uma pena que sacie o ressentimento e o sofrimento passionais da família das vítimas?

Supõe que o sofrimento da família das vítimas seja tal que só possa ser amenizado com uma pena capital para a autora do crime, isto é, a morte. Mas não qualquer tipo de morte, uma morte decorrente da submissão a uma tortura lenta e progressiva.

O leitor pode ser levado a crer que isso, uma teoria penal baseada na lei de Talião (olho por olho, dente por dente), seja a justiça. Mas, ponderada essa teoria com mais cautela, emergem alguns questionamentos, o principal dos quais é a questão da imprevisibilidade civil e penal: se a punição para um dano civil ou penal for deixada a cargo da parte lesada (a vítima) decidir, então seria possível que uma pessoa emocionalmente fragilizada venha a perdoar o seu ofensor, enquanto outra, ressentida, queira condenar o seu ofensor à morte por tortura, ainda que o primeiro tenha estuprado a vítima e matado seus pais e, o segundo, tenha simplesmente lhe furtado algum objeto sem valor.

Repare que, no primeiro caso, a vítima está fragilizada e perdoa seu ofensor, logo, ele seria eximido de qualquer pena, ainda que para observadores externos (como a usuária Vet do ElaEle) não se tenha feito justiça. Estabelecer uma noção universal de justiça é um problema mais complicado do que aparenta na superfície.
03/07/2024 11h31
Do Brasil? não.
anônimo
03/07/2024 11h32
Justiça é só uma palavra pra te amansar.
Qual é a medida justa pra alguém que te deu um tapa na cara?
O que for feito à pessoa será justo em relação ao trauma que foi criado em você?
Qual é o reparo correto pra sanar uma impunidade?
Hihihih
anônimo
05/07/2024 04h40
Não. A justiça é simbolizada por:
1. Uma mulher
2. De venda
3. Com uma espada na mão.
4. E uma balança vazia na outra

De certa forma essa imagem representa bem a nossa "justiça"
elas respondem
03/07/2024 11h34
Se a lei da terra falhar,te garanto que a lei divina não falha.
03/07/2024 11h23
Eu já vi esse caso, um absurdo!
O único consolo é aquela maldita da Gertrudes ter morrido de câncer, com certeza ela sofreu bastante.