Acho que resolver o problema da pobreza e falta de moradia segue pela linha da renda mínima universal e imposto progressivo em imóveis desocupados
05/07/2024 22h21
contra, né
05/07/2024 22h25
Sim.
A urbe é o espaço do cidadão de bem, que trabalha, produz, paga impostos e consome.
Tudo deve ser otimizado para priorizar as relações capitalistas, já que no longo prazo é o capitalismo que garante a melhor alocação de recursos.
A cidade deve ser extremamente hostil contra vagabundos que nada produzem.
A memória e a história da arquitetura não devem ser preservadas dado o alto custo de manutenção de prédios históricos.
E, por fim, o meio ambiente deve ceder espaço para o progresso civilizatorio.
Não ironicamente, é nisso que eu acredito.
05/07/2024 23h35
Já se perguntou por que tudo o que é público (escola, hospital e todo serviço público) é um lixo?

É um lixo porque as coisas públicas materializam a tragédia dos comuns. Se ainda não ouviu falar nesse termo, recomendo que depois leia um pouquinho sobre isso, mas aqui tem uma explicação rápida:

Ninguém dá a mínima para aquilo que não tem dono. Se fosse a sua casa, você cuidaria do lugar, inclusive restringindo a entrada a pessoas de confiança, afinal, o que está em jogo é o seu patrimônio, preservado com o seu dinheiro, fruto do seu trabalho. Ninguém tem direito a usufruir do trabalho de outra pessoa gratuitamente, pois isso tornaria a outra pessoa sua escrava.

Porém, como as ruas são um espaço público, mantido com dinheiro "dos outros", ninguém está nem aí para preservá-lo:

- os políticos não têm interesse (pois os mandatos deles encerram em pouco tempo e a prioridade é desfrutar imediatamente dos benefícios do cargo que ocupa, afinal, mesmo que faça um bom trabalho, não há garantia de permanência)

- as pessoas comuns não se importam pois a rua é um lugar passageiro (elas têm as suas casas)

- o mendigo também não se importa, pois pode a qualquer momento ser forçado a abandoná-lo por agentes da "segurança pública".

A única solução real é por fim à coisa pública. Quanto mais serviços, lugares e coisas tiverem donos, maior é a tendência de que as coisas, os espaços, e os serviços sejam de maior qualidade.