A Reforma Psiquiátrica de 2001 no Brasil, através da Lei nº 10.216, agiu na modificação da assistência psiquiátrica ao promover a desinstitucionalização, descentralização do atendimento e substituição dos hospitais psiquiátricos por serviços comunitários integrados ao SUS, como os CAPS.

elas perguntam
4 1
eles respondem
anônimo
06/07/2024 21h54
Por que você trocou de nick + avatar e deixou de seguir Kuruminho?
06/07/2024 21h54
Foi necessário.
06/07/2024 22h30
Volta aqui kuruminho...
elas respondem
06/07/2024 23h01
Bom por uma parte, ruim por outra.
Hoje qualquer criança ou adolescente tem o pleno direito e dever mediante o estatuto. Maaaas, seria necessário algo a mais que o CAPS (que é muito bom, mas ainda deixa a desejar) porque sobrecarrega os psicólogos da região, e fica inviável para consultas com pessoas "normais" com problemas diários.
Outro ponto, é que as mães das crianças com deficiência as quais não conseguem a aptidão necessária para desenvolvimento de alguns âmbitos normais, exigem da secretaria de saúde, esporte e educação a mesma abordagem para com as crianças típicas. Aí sobrecarrega todos esses âmbitos.
E um terceiro ponto, é que ficamos de mãos atadas porque até então não havia reconhecimento do tema nos ambientes "normais". E as pessoas que auxiliam, não sabem o que fazer. E fica num conto de fadas imensurável.