Tabus sempre existiram e vão continuar existindo. É impossível tomar atitudes conscientes e profundamente analisadas 100% do tempo, às vezes precisamos fazer as coisas "no automático", por isso as pessoas recorrem a padrões comportamentais e à moral coletiva. Essa urgência pra mudar o pensamento da sociedade é caótica e improdutiva. O caso do politicamente correto contemporâneo é simplesmente o tabu desenvolvido pelas pessoas que almejam "quebrar os tabus", sem se dar conta que é simplesmente impossível viver sem adotá-los, da mesma forma que é impossível viver constantemente triste por lembrar que, em algum lugar no mundo, alguma pessoa acaba de morrer a cada segundo por algum motivo que, se saísse em um jornal e alguma pessoa lesse, essa pessoa ficaria triste.
Não quero dar a entender que esse seja o único problema. Tem outros, até talvez mais importantes, mas a resposta já ficou grande demais.