Tava vendo que o Brasil se saiu mal em um teste educacional internacional.

Parece que as coisas estão só piorando.

Mas veja, agora tem Internet pra pesquisar, ver aulas no YouTube, agora a maioria das escolas estão sendo reformadas, tem ventilador (algumas até ar), tem merenda, tem material didático via slides que são muito mais atualizados.

Na minha época pesquisa era na biblioteca com livros físicos, a merenda era bem fraquinha e muitas escolas nem tinham, ventilador na sala de aula era só um sonho (as vezes a gente mesmo levava o de casa) , os livros eram com uns 5 anos de uso, já vinham rabiscados e rasgados.

Aí eu te pergunto: SE TUDO ESTÁ MELHOR PORQUE ESSA FUCKING GERAÇÃO DE MERDA ESTÁ TENDO RESULTADOS PIORES QUE A MAMINHA???

eles perguntam
3 13
elas respondem
10/07/2024 10h03
O sistema está fraco e as pessoas também não desejam o básico do conhecimento.
10/07/2024 17h39
Pra mim sempre foi ruim, mas não duvido que esteja piorando. É um problema estrutural. Nosso país não vai pra frente em parte por culpa dos governantes, mas mais ainda por culpa do próprio povo. Agora veja se os pais desses alunos têm algum interesse que o filho estude e se dê bem na vida. Claro que não. Já trabalhei em escola pública duas vezes (duas escolas diferentes) e sei como é. De 30 alunos (às vezes mais) de uma classe, dá pra tirar uns 2 ou 3 pais (e olhe lá) que aparecem na escola e se interessam pelo desempenho do filho. A maioria manda o filho pra escola pq é obrigatório e pra não perder o Bolsa família.
Além disso, o tanto de cultura inútil que penetra na periferia (falo porque sempre morei em uma), é feito pra que o povo continue na m**** mesmo.
anônima
10/07/2024 18h23
Tmb vi os testes do 9 ano e metade tiraram negativa a matemática...
eles respondem
10/07/2024 08h06
E na sua época o desempenho escolar geral era bom?

Pois muita gente diz que o Brasil nunca lidou muito bem com a educação? Não adianta vir com esse papinho de que na sua época fazia tudo isso q isso não quer dizer nada
10/07/2024 13h22
O problema é que o Brasil faz tudo sem planejamento e para ajudar mais os ricos do que os pobres.

O Brasil prioriza o nível superior que atende as classes mais abastadas, ao invés de priorizar o ensino básico, que teria capacidade de ajudar os mais pobres a sair da miséria. Ao contrário do que a elite mesquinha nossa pensa, ter um diploma de nível superior não garante ascensão social.

Para agravar, as universidades públicas são subsidiadas pelo estado, ou seja, pelo pagador de impostos, para bancar filho do playboy que teve educação básica privilegiada e agora terá acesso a uma universidade de qualidade e "gratuita" bancada, em maior parte, pelos pobres, já que o foco da nossa carga tributária é o consumo, onde abocanha mais dinheiro das classes baixas do que as altas.

E o que seria o ideal então? O ideal seria o governo privilegiar a educação básica, fornecendo ensino fundamental e médio de alta qualidade, não apenas para passar numa boa universidade pública, como também ganhar bolsas em instituições privadas. E para não faltar dinheiro para as universidades, cobrar mensalidades de alunos de alta renda, e isentar alunos de classe média baixa e pobres de escolas públicas, desde que aprovadas no vestibular, é claro.

Isso criaria mais justiça e uma harmonia melhor, teria mais dinheiro para investimentos e melhorar a qualidade das instituições e dos materiais. Mas como o Brasileiro é primitivo, acha o cumulo burguês pagar mensalidade, é só um ministro, seja de esquerda ou direita dizer que vai cobrar mensalidade das altas classes que aparece os babacas para gritar contra. O irônico é que quando o governo diz que vai aumentar impostos, essa mesma galera não fala nada, vai entender a mentalidade maluca dessa galera kk
10/07/2024 10h28
Enquanto continuar investindo mais no ensino superior do que no básico teremos isso aí .
anônimo
10/07/2024 07h53
Não, está mais forte
anônimo
10/07/2024 08h08
Tá de boa
anônimo
10/07/2024 10h19
O método de ensino é ruim. Na verdade, serei sincero, existe um problema sério que não vi sendo abordado em lugar nenhum, nem em artigos, mas que não tenho ainda capacidade argumentativa para defender. Mas vou dar um exposto.

A forma como os professores são selecionados por intermédio de concurso público é falha. Há dias foram convocados 3.000 (3 mil!!!) professores aqui no DF, sujeito que acertou o mínimo da prova foi chamado. Estou no grupo do sindicato dos professores do DF e, juro, já vi gente escrevendo e raciocinando melhor AQUI que os nossos futuros professores. Sendo assim, fui verificar a prova e o nível é baixíssimo. O método de ingresso para ser um escrivão da Polícia Civil é mais difícil que o método de ingresso para ser professor.

Sacou o problema? Nossos professores, ao contrário do que reza a crença popular, não são tão inteligentes e nem os melhores.
10/07/2024 14h31
O país está mais pobre, a educação está com cada vez menos orçamento, ignorantes dizendo que escola é inútil e adolescentes cada vez mais cheios de informação inútil, das redes sociais.
10/07/2024 17h30
Na minha época os livros eram usados e sempre tinham vários desenhos de pênis em cima das escritas
10/07/2024 17h36
Sempre foi.
10/07/2024 18h02
A preguiça é proporcional à facilidade
10/07/2024 18h20
É como se, antigamente, o campo da informação fosse um deserto; você precisava se esforçar muito para encontrar o que queria aprender, frequentando bibliotecas e realmente pesquisando. Hoje, esse mesmo campo está inundado, e as pessoas estão se afogando na quantidade de informação que antes era escassa. Há tanta informação disponível que muitos não sabem o que fazer com ela. O cérebro humano está recebendo inúmeros estímulos de dopamina, e se até adultos tem dificuldade para lidar com isso, imagine crianças e adolescentes que estão sendo moldados por essa era. Todos tem smartphones com acesso ilimitado a milhares de coisas interessantes, resultando em um sistema de recompensa totalmente desbalanceado. Prestar atenção ao professor e estudar não é tão interessante quanto deslizar o dedo no feed de uma rede social e ver conteúdos aleatórios. Espero que as próximas gerações possam se adaptar melhor a essa era e definir melhor suas prioridades, pois a grande maioria de nós ainda não conseguiu.
10/07/2024 18h21
O sistema quer pessoas burras, meu amigo, indico a todos que puderem e tiverem condições, para planejar sua vida com o objetivo de seus filhos usufruirem da educação de outros países, como Japão, Canadá e/ou Inglaterra.