Eu tenho, sei q não é uma ofensa, mas tb sei q tem gente q não gosta e prefere ser chamado de "moreno(a), então fujo de qualquer oportunidade de ser falsamente acusada de racismo.
E vcs? Tb tem esse receio?

elas perguntam
15 14
eles respondem
anônimo
11/07/2024 20h02
Se você for esquerdista e ter feito o "L", pode fazer o que quiser, vai ser ignorada com sucesso....
anônimo
11/07/2024 22h48
Negro era o certo, virou errado. Moreno parece certo, mas soa como eufemismo e racismo velado. Preto era errado, mas é o que usam agora. Se eu tiver que descrever alguém, vou falar da cor do cabelo, altura, forma física, roupas qualquer coisa menos a cor
21/07/2024 13h57
Não sou branco e, em ambiente corporativo, tenho medo de usar.
11/07/2024 22h34
Quando você for convidado pra subir no adro da fundação
Casa de Jorge Amado
Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos
Dando porrada na nuca de malandros pretos
De ladrões mulatos e outros quase brancos
Tratados como pretos
Só pra mostrar aos outros quase pretos
(E são quase todos pretos)
Como é que pretos, pobres e mulatos
E quase brancos, quase pretos de tão pobres são tratados
11/07/2024 20h03
Sim, tenho.
Mundo tá complicado.
11/07/2024 20h08
Uai... negros geralmente tem nomes, então pergunto o nome.
Eu: Olá, qual é o seu nome?
Pessoa não identificada: meu nome é Pedro.
Eu: tudo bem, Pedro? Aliás, meu nome é Zaki
Pedro: Ah, prazer em te conhecer!

Quem é que sai na rua chamando todo negro de negro ou todo branco de branco? As pessoas estão nascendo e não sendo nomeadas?
11/07/2024 20h32
Eu não, falo negro na lata. Vou falar o que?
11/07/2024 22h59
Sinceramente, eu tenho! Pq a pessoa pode interpretar como se eu estivesse sendo racista, então evito.
11/07/2024 22h40
E qual é o termo que deve ser usado?
anônimo
11/07/2024 22h51
Essa geração mimimi estão acabando com o mundo .
Depois que deram o direito a se ofender a eles ,qualquer coisa que você os peçam ,ou fale alguma coisa .Em que eles acham ofensivo ou discriminatório . Essa geração mimimi te chamaram de preconceituoso ,racista e etc .
21/07/2024 14h16
E te chamam de branca ?
Alguém chega e diz chama aquela branca lá ?
21/07/2024 14h50
Tenho um pouco sim. Qual é o termo correto?
21/07/2024 15h06
Não, e também nem sei minha cor.
anônimo
21/07/2024 15h11
Sim ainda mais quando você é branco naquele estilo mais almofadinha e tipo burguês como eles falam, se você tiver cara de classe média alta e etc, mas se for um branco mais estilo favelado, traficante e funkeiro, tipo aquele sambista/pagodeiro Diogo Nogueira, parece que daí você tem permissão a ser mais incisivo, o Brasil é muito hipócrita e ideologizado, principalmente pela esquerda lacradora, woke e progressita sabe.
22/07/2024 03h41
Eu falo mesmo
elas respondem
anônima
21/07/2024 14h00
Ai que ta, tem gente que fala que negro é ofensivo, e tem quem fala que preto é ofensivo, eu falo só "você mesmo"
11/07/2024 20h33
Descrevo como negro ou preto que é o correto, se a pessoa se ofender (como ja aconteceu), fod@-se.
11/07/2024 20h40
Eu não, uso sem receio nenhum mas já ouvi falar que muitos preferem ser chamados de "Preto" do que de negro, pq "Negro" remete a coisas ruins.
11/07/2024 20h04
É a palavra mais correta a sí dizer é não soa ofensiva
11/07/2024 22h29
Sim, tenho.
11/07/2024 23h23
Só a glr mimizenta que faz uma tempestade em cima dessas coisas.
Eu mesma sempre fui chamada de morena e não vejo nada dms nisso, e até gosto rs
Não considero um termo pejorativo ou racismo velado.
No Brasil nós temos essa cultura de associar pessoas com o tom de pele mais claro que o tom de pele negro mais retinto, ou tbm conhecidos como pardos, de morenos, aqueles com o tom de pele moreno por não ser uma cor muito escura. Vejo nada dms nisso, ainda mais no Brasil onde houve tanta miscigenação. Pardos e mestiços aqui é oq não falta.

Só que dizer que uma pessoa é negra não tem nada dms nisso, afinal é oq a pessoa de fato é rs
A diferença está em como a pessoa usa a palavra e se é com um tom racista, então pode ser ofensivo. Depende do contexto, mas pra mim o racismo é algo bem mais sério. Essa geração tá muito mimizenta e fraquinha, isso sim.
11/07/2024 23h37
Confesso que ainda tenho dificuldades com isso e olha que meu pai é negro. Prefiro chamar pelo nome.
11/07/2024 23h07
Não vejo problema me chamar de negra, morena, mulata que não gosto.
anônima
21/07/2024 13h31
É só questão de hábito. Se for necessário se referir a cor de alguém, use preto ou pardo e veja que pouco a pouco serão termos normais para você. Sem mistério.
anônima
11/07/2024 20h31
Sim
anônima
21/07/2024 14h39
Eu só uso pra falar do coletivo. Tipo, se uma pessoa é negra eu não vou falar "a negra/a preta disse que...", é super de mau gosto. Só se for sobre asuntos que tenham a ver necessariamente com esse grupo de pessoas, aí eu vou dizer por exemplo "os EUA nunca aceitaram o fim do apartheid/revolta dos direitos civis e mantiverem um sistema que tenta deixar o negro sempre ferrado, incentivando um apartheid 'voluntário' entre negros e brancos pras coisas continuarem como eram antes"
anônima
21/07/2024 14h54
Não me refiro a ninguém com apelidos,cor da pele, ou qualquer outra coisa que possa ferir outra pessoa
21/07/2024 15h10
Tenho medo sim, tudo é considerado racismo hoje em dia.