Meu sobrenome é Rodrigues e eu nao gosto dele, ele é sem graça. Queria mudar para um sobrenome chique, tipo: schmitz, becker, Williams, Evans, Parker, Bauer. Eu queria ter um desses sobrenomes. Tem como mudar?

elas perguntam
12 3
eles respondem
12/07/2024 08h48
É bom perguntar a um advogado.
anônimo
12/07/2024 09h45
A origem jurídica do sobrenome está relacionada à identificação da família, deve existir uma ligação entre o sobrenome que se pretende mudar e a família da pessoa que está alterando o nome. Não é permitido, portanto, a inclusão de um sobrenome qualquer, sem ligação com a família, só porque alguém acha "chique" ou "na moda". Também não é permitido apenas trocar de sobrenome, como por exemplo trocar um "Silva" por um "Alves" se a pessoa gosta mais de "Alves" do que "Silva". As hipóteses legais de alteração de sobrenome estão relacionadas a "inclusão" e "exclusão", não de "substituição" de sobrenome.
12/07/2024 10h16
Para acrescentar o sobrenome do pai ou da mãe que você não tem, não é tão difícil, é relativamente fácil.
Mas para tirar um sobrenome; complicado, muito difícil.
Seria bom se fosse fácil, porquê assim os negros brasileiros que não têm sobrenome africano; mas sobrenome europeu que receberam dos que escravizaram seus antepassados, tiraria o sobrenome do senhor de escravos e ficaria livre dessa maldição.
Já reparou que todo negro brasileiro tem sobrenome europeu se era para ele ter sobrenome africano?
@Luana86
anônimo
12/07/2024 08h21
Acho que sim.
12/07/2024 08h41
Claro, é só casar.
12/07/2024 09h30
Tem sim, case-se com o @Joukii, Luana. Ele tem um sobrenome bacana.
12/07/2024 10h52
Se contente com esse sobrenome ruim.
12/07/2024 10h54
Case com alguém que tenha algum desses sobrenomes.
26/07/2024 10h18
Só com autorização judicial. Mudar porque não acha legal, não será convincente.
anônimo
26/07/2024 10h19
Casa com alguém com esse sobrenome
anônimo
26/07/2024 10h20
Que coisa de gente pobre achar que sobrenome assim é bonito
elas respondem
12/07/2024 08h40
eu acho que apenas pq vc n gosta, n eh possível.
12/07/2024 16h11
Pergunte a um advogado
anônima
26/07/2024 10h19
Da, mas não é assim que funciona.

Tens que ter esse nome na família e provar que tens.

Ou então casar com alguém com esse nome.