Muitos religiosos tendem a ser assim, dotados de preconceito, pseudo moralismo e falsidade. Até uma prostituta consegue ser mais honesta, por isso eu digo que a melhor coisa que fiz foi abandonar a religião, a vida se tornou mais feliz.
Pessoas muito moralistas e religiosas, eu ando com 3 pés atrás. Quando digo religiosa me refiro basicamente as de cunho cristão, cristianismo é um masoquismo sem fim, seja católico ou evangélico.
Pessoas moralistas demais estão mais preocupadas com os outros, moral é uma ideia coletiva, a pessoa precisa manter a moral para se sentir inserida em um grupo. Duas coisas problemáticas advém dessa ideia, a primeira é que se você se importa tanto em se inserir no grupo, tudo que você faz pode ser apenas por aparências para se sentir inserido. A segunda é que, se você se importa tanto com o grupo, volta pouco o seu olhar para si mesmo.
Filosofia é vida. As pessoas precisam estudar, adentrar e fazer filosofia. Religião em toda história humana sempre foi instrumento de controle social, há exceções, há.
Existe uma outra questão que me incomoda demais, é gente, que é poeira cósmica de um universo como o nosso, achar que sabe o que Deus, quer, faz, pensa.
A filosofia taoísta, do I Ching, tem um verso muito interessante, que fala sobre como é inútil tentar ver Deus e toda a criação. Se Deus está em todas as coisas, em toda a criação, como olhos tão pequenos tentam abarcar toda essa imensidão? Toda essa infinitude?
Sempre que se toma com soberba assegurada, ter vislumbrado tamanha grandeza, seus olhos pequenos findam a extraordinária criação.
Nenhum verso (seres finitos) conseguem ver o universo todo (toda criação Deus), quando tentamos falar sobre os desígnios de Deus, apequenamos o mesmo.
Se você sabe que a vida é servidão, minha amiga, se afaste dessas pessoas soberbas, narcisistas tóxicas, gente que precisa diminuir o outro para achar que cresce ou se sente segura assim. Pessoas assim destilam, exalam insegurança. Eu percebo o cheiro de gente desse tipo a quilômetros de distância.
Meu conselho é, faz saudade, faça falta, dê ausência e tempo. A pessoa se reconhecer seus valores, vai te procurar.
Abraço! Fique bem!
Paz entre nós e guerra aos senhores!