Um exemplo é o filme Avatar, uma superprodução do James Cameron que essencialmente copia a história de Pocahontas.
Colonizadores vão a uma terra desconhecida em busca de riquezas, escravizam os povos nativos, o mocinho que fazia parte do grupo dos colonizadores se apaixona por uma nativa e muda de lado para ajudar os nativos a combaterem os colonizadores. Quer roteiro mais fraco do que esse?
Um roteiro ruim normalmente ocorre quando deixa pontas soltas no filme, quando há falhas grosseiras durante as trocas de cenas. Outro ponto importante é o desenrolar, há filmes que não sabem seguir o padrão universal de "começo, meio e fim", e se perde no meio, fazendo uma conclusão apressada e medíocre sem coerência e explicação plausível para aquele desfecho.
Particularmente, até ai é uma questão de gosto, eu não curto muito filmes que deixam o final em aberto, sem uma conclusão clara e objetiva, sabe? Como se cada um pudesse dar o fim que desejar ao filme.
Muitas vezes, é melhor fazer um filme simples, com roteiro simples, porém claro e objetivo, sem pontas soltas, do que se aventurar em filmes complexos que são repletos de lacunas não preenchidas, quando você termina o filme fica com mais dúvidas do que respostas, o que na minha opinião é péssimo.
Muitas vezes, que há filmes extremamente simples com roteiros complexos apenas para dar um ar de "sofisticação" ao filme como Animais Noturnos, Tecent, Ilha do Medo e etc...